5 governadores são reeleitos e 7 são eleitos no segundo turno; veja lista

PT e União Brasil são os partidos com mais governadores eleitos para o próximo mandato, seguidos pelo PSDB e MDB

Anderson Figo

Quase 83 milhões de eleitores de 12 estados escolheram seus governadores neste domingo (30), além de terem eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mais uma vez presidente do Brasil.

Cinco governadores foram reeleitos no segundo turno, incluindo a vitória de Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul. Ele havia deixado o Palácio Piratini para concorrer à Presidência da República, mas sua candidatura ao Planalto acabou não se confirmando, e, agora, voltará ao comando do estado.

Já entre os sete governadores eleitos no segundo turno está Tarcísio de Freitas (Republicanos), que venceu a disputa pelo governo de São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Ex-ministro do governo Bolsonaro, Tarcísio ganhou fôlego com a campanha feita pelo atual presidente.

Veja abaixo o resultado nos 12 estados onde houve segundo turno

(R): Reeleito
(R)**: Deixou o cargo no início do ano e agora volta ao comando do estado. 

Primeiro turno

Em 2 de outubro, no primeiro turno das Eleições 2022, outros 15 governadores já tinham sido escolhidos pelos brasileiros.

Entre eles, Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro, e Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais — dois dos maiores colégios eleitorais do país.

Veja abaixo as 15 unidades federativas que elegeram governadores em primeiro turno.

(R): Reeleito

Partidos

Considerando o resultado do primeiro e do segundo turno, o PT conseguiu eleger governadores em quatro estados. É o mesmo número de governadores eleitos pelo União Brasil neste ano.

O MDB conseguiu eleger três governadores nos dois turnos, assim como o PSB, enquanto o PL, sigla do presidente Bolsonaro e que já garantiu as maiores bancadas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na próxima legislatura, ficou com dois governadores.

O PSDB levou três das quatro disputas de governadores que concorria no segundo turno. Na primeira etapa da eleição, a sigla ficou fora da disputa pelo governo de São Paulo, quebrando uma hegemonia de 27 anos.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.