Marcos Rocha (União Brasil) é reeleito governador de Rondônia

Atual ocupante do Palácio Rio Madeira venceu Marcos Rogério (PL) no segundo turno da eleição estadual

Giovanna Sutto

(Reprodução/ site da campanha do candidato)

Coronel Marcos Rocha (União Brasil) foi reeleito governador do estado de Rondônia, neste domingo (30), no segundo turno das Eleições 2022. Com 96,95% das urnas apuradas às 19h17 (de Brasília), Rocha tinha 446.828 votos válidos (52,61% do total).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rocha mantém o comando do Palácio Rio Madeira, agora acompanhado de um novo vice-governador, Sérgio Gonçalves (União Brasil).

Já Marcos Rogério (PL), que disputava o segundo turno com Rocha, tinha 402.553 votos (47,39% do total) às 19h17, e ficou no segundo lugar. Os dados são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A disputa pelo governo de Rondônia foi acirrada no primeiro turno. Rocha teve 38,88% dos votos, enquanto Rogério, que é do partido de Jair Bolsonaro, ficou com 37,05%, conforme os dados do TSE. No segundo turno não foi diferente, com uma vitória igualmente apertada para Rocha dar continuidade ao seu governo.

Perfil

Natural do Rio de Janeiro, Marcos Rocha, 54, se mudou aos 21 anos para Rondônia. É formado em administração, análise de sistema de dados e tem pós-graduação em educação e técnicas de ensino.

Rocha ingressou na carreira militar em 1989, aprovado em um concurso público da PM. Já foi diretor da escola militar de Porto Velho e secretário municipal de educação da capital. Também já foi professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Entre 2014 e 2017, foi titular da Secretaria da Justiça de Rondônia.

Em 2018, quando era filiado ao PSL, foi eleito governador de Rondônia com 66,34% dos votos no segundo turno. Nestas eleições, pelo União Brasil, formou uma coligação com Republicanos, Avante, MDB, Patriota, PSC, PSDB e Cidadania. Nestas eleições presidenciais, Marcos Rocha apoiou o presidente Jair Bolsonaro (PL)

Coronel Marcos Rocha teve seu nome envolvido em uma polêmica em 2020, ao mandar seu secretário de Educação recolher 43 livros de autores como Rubem Fonseca, Franz Kafka, Edgar Allan Poe e Euclides da Cunha das bibliotecas públicas. Na época, Rocha alegou, sem dar detalhes, que as literaturas continham “conteúdo inadequado”.

O agora governador reeleito de Rondônia também proibiu a destruição de máquinas e equipamentos apreendidos em desmatamentos ilegais durante operações ambientais no estado.

Defensor do agronegócio, promete proteger a floresta, mas sem impactar a produção de grãos no estado, que cresceu de R$ 9 bilhões, em 2019, para pouco mais de R$ 20 bilhões, em 2022.

Nos próximos quatro anos, Rocha promete ampliar as ações de segurança comunitária, melhorar o sistema prisional, investir na remodelagem e na digitalização do licenciamento ambiental e avançar na integração do trabalho de regularização fundiária junto à União, entre outras ações.

O que faz um governador? 

O governador exerce o Poder Executivo no estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, dentro do país, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de Estado.

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos Estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Como no Brasil os Estados (e o DF) têm autonomia, as competências e responsabilidades do cargo são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (e, no caso do DF, por sua Lei Orgânica).

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder, ou seja, ele não terá o direito de se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.