Antônio Denarium (PP) é reeleito governador de Roraima no primeiro turno

Com 95,98% das urnas apuradas até 20h15 (de Brasília), não há mais, matematicamente, chances de as eleições em Roraima irem para o segundo turno

Equipe InfoMoney

Antonio Denarium (PP), de Roraima

Com 95,98% das urnas apuradas até 20h15 (de Brasília), não há mais, matematicamente, chances de as eleições em Roraima irem para o segundo turno.

O candidato Antônio Denarium (PP) tinha 155.878 votos (56,60% dos votos válidos) às 20h15 e, com isso, superava sua principal concorrente ao posto, Teresa Surita (MDB), que tinha 113.464 votos (41,13% do total).

Nascido em Anápolis (GO), Denarium foi diretor do Frigo 10, maior frigorífico de Roraima, e também da Cooperativa dos Produtores de Carne do estado. Em 2018, contou com o apoio do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, para chegar ao governo do estado.

Surita, por sua vez, nasceu em São Manuel (SP) e já foi, por cinco mandatos, prefeita de Boa Vista. Foi também deputada federal por Roraima duas vezes, além de coordenadora de Ação Social de Roraima, de 1989 a 1990, e assessora especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de 1999 a 2000

O que faz um governador?

A governadora ou o governador exerce o Poder Executivo no Estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, dentro do país, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de Estado.

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos Estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Como no Brasil os Estados (e o DF) têm autonomia, as competências e responsabilidades do cargo são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (e, no caso do DF, por sua Lei Orgânica).

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder, ou seja, ele não terá o direito de se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo.

Votação para o Senado em Roraima

Dr. Hiran (PP) foi eleito ao Senado pelo estado de Roraima. O mandato começa em 2023 e termina em 2030.

Hiran Gonçalves, 64, é médico. Até esta eleição, ocupava o cargo de deputado federal desde 2014. Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Seguridade Social e Família e, atualmente, comanda a Comissão Especial dos Planos de Saúde. Foi também presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima

O que faz um senador?

Senadoras e senadores são os representantes dos Estados e do Distrito Federal no Congresso Nacional. Assim como os integrantes da Câmara dos Deputados, têm a prerrogativa constitucional de fazer leis e de fiscalizar os atos do Poder Executivo.

Além disso, a Constituição Federal prevê como competência privativa do Senado: processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, os que ocupam os cargos de presidente e vice-presidente, os ministros de Estado e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o advogado-geral da União.

O mandato de senador ou senadora tem duração de oito anos — e não quatro, como outros cargos eletivos, como de presidente da República ou governador. Por isso, é comum que ocupantes do cargo participem de outras disputas em anos em que não necessitem renovar o mandato.
A garantia do cargo funciona como um incentivo no meio político para que esses parlamentares busquem novas posições ou para que trabalhem na construção de suas imagens para disputas futuras, com o aproveitamento de recursos como do fundo eleitoral e sem riscos de perda de posição.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.