Renato Casagrande (PSB) é reeleito governador do Espírito Santo

Atual ocupante do Palácio Anchieta venceu Manato (PL) no segundo turno das eleições capixabas

Paulo Barros

Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo

Publicidade

Renato Casagrande (PSB) venceu a disputa de segundo turno pelo governo do Espírito Santo. Com 95,85% das urnas apuradas no estado até as 18h31 (de Brasília), ele tinha 1.126.846 votos, ou 53,90% do total.

Em segundo lugar ficou Manato (PL), que tinha 970.625 votos, ou 46,10% do total, até as 18h31. Os números estão sendo divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Engenheiro florestal e advogado por formação, Renato Casagrande é o atual governador do Espírito Santo e será conduzido ao seu terceiro mandato no Palácio Anchieta, a sede do governo capixaba.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Casagrande também governou o Espírito Santo entre 2011 e 2014, após ter sido eleito no primeiro turno com 82,3% dos votos. Em 2018, venceu o pleito também no primeiro turno, dessa vez com 55%. Casagrande foi ainda deputado federal e senador, e teve passagens por PCdoB e PMDB (atual MDB) antes de se filiar ao PSB, em 1987.

O favoritismo do atual governador aglutinou um amplo espectro de partidos na mesma coligação, como PT, PDT, MDB e Cidadania, além de PP, Pros, PSB, Podemos, PCdoB, PV e PSDB. No segundo turno, a candidatura de Casagrande também ganhou o apoio do Solidariedade.

Semanas atrás, também chamou atenção a defesa do voto casado em Casagrande e Jair Bolsonaro (PL), que é do mesmo partido do seu rival, Manato. O agora governador reeleito chegou a ir a público para negar o apoio dos bolsonaristas à sua candidatura, defendendo o voto em Lula.

Continua depois da publicidade

Casagrande chegou ao segundo turno após obter 46,94% dos votos dos capixabas no primeiro turno. Derrotado neste domingo (30), Manato registrou 38,48% dos votos no primeiro turno.

A eleição de Casagrande para seu terceiro mandato já era apontada por pesquisas de intenção de voto. No levantamento do Ipec divulgado no dia 21 de outubro, o candidato à reeleição aparecia com 49% dos votos totais, contra 40% de Manato. Em votos válidos, a diferença era de 10 pontos percentuais (55% a 45%).

O que faz um governador?

O governador exerce o Poder Executivo no estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, dentro do país, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de estado.

Continua depois da publicidade

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Como no Brasil os estados (e o DF) têm autonomia, as competências e responsabilidades do cargo são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (e, no caso do DF, por sua Lei Orgânica).

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder, ou seja, ele não terá o direito de se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paulo Barros

Editor de Investimentos