Eduardo Riedel (PSDB) é eleito governador do Mato Grosso do Sul

Tucano venceu Capitão Contar (PRTB) no segundo turno das eleições para o governo sul-mato-grossense

Mariana Segala

06.10.2022 Eduardo Riedel em Campo Grande-MS , em entrevista Primeira Página (TV Morena). Foto: Saul Schramm

Eduardo Riedel (PSDB) venceu Capitão Contar (PRTB) no segundo turno das Eleições 2022 e será o próximo governador de Mato Grosso do Sul. Com 92,85% das urnas apuradas no estado, até as 18h19 horas, matematicamente não há mais chance de virada na votação.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Até o momento, Riedel tem 56,43% dos votos, enquanto Contar registra 43,52%. Os números estão sendo atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foi uma vitória conquistada voto a voto. Há menos de dez dias, os dois candidatos estavam empatados – cada um com 45% das intenções de voto – segundo pesquisa realizada pelo Ipec, contratada pela TV Morena.

No primeiro turno, quando vários postulantes ao cargo apareciam embolados nas intenções de voto, Capitão Contar recebeu 348.275 votos (26,71%) e Eduardo Riedel, 361.981 (25,16%).

Ambos os candidatos buscaram o apoio de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Capitão Contar acabou tendo seu nome recomendado pelo presidente no debate da TV Globo em setembro – ainda que o candidato do partido de Bolsonaro fosse Riedel.

Na campanha do segundo turno, Riedel e Contar costuraram alianças. Riedel obteve a parceria não oficial de alguns integrantes do PT, como o ex-governador Zeca do PT. Adônis Marcos (PSOL), que também concorreu no primeiro turno, também declarou voto no tucano.

Embora tenha se aproximado de legendas de esquerda, Riedel manteve sua posição favorável a Bolsonaro. “O presidente falou aquilo naquele momento de tensão, na madrugada, pressionado, e colocou aquela posição. Mas isso não muda o meu posicionamento político”, disse em entrevista à Folha de S. Paulo, sobre a menção ao adversário no debate presidencial.

Já o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), o ex-governador André Puccinelli (MDB) e a deputada federal Rose Modesto (União Brasil) declararam votos a Contar. Todos concorreram ao governo do estado no primeiro turno.

Perfil do novo governador

Eduardo Corrêa Riedel foi secretário de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul. Nascido no Rio de Janeiro, tem 53 anos e é formado em ciências biológicas, com mestrado em zootecnia. Foi vice-presidente e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Integrou o secretariado do atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB) por seis anos.

Considerado desconhecido entre a maioria do eleitorado, seu nome cresceu durante a campanha. Riedel contou com o apoio da máquina pública e de uma coligação formada por seis partidos.

Em seu plano de governo, Riedel promete ampliar o programa local de transferência de renda (Mais Social) para R$ 450, construir mais policlínicas e incentivar novas cadeias produtivas no estado.

O que faz um governador?

A governadora ou o governador exerce o Poder Executivo no Estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, dentro do país, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de Estado.

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos Estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Como no Brasil os Estados (e o DF) têm autonomia, as competências e responsabilidades do cargo são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (e, no caso do DF, por sua Lei Orgânica).

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder, ou seja, ele não terá o direito de se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mariana Segala

Editora-executiva do InfoMoney