Helder Barbalho (MDB) é reeleito ao governo do Pará em primeiro turno

Com 73,70% das urnas apuradas no estado até as 20h26, o atual governador tem 2.515.953 votos (69,40% do total)

Paulo Barros

Helder Barbalho (MDB), do Pará

Publicidade

Helder Barbalho (MDB) venceu em primeiro turno a disputa pelo governo do Pará. Com 73,70% das urnas apuradas no Estado, matematicamente não há mais chance de segundo turno.

Às 20h26, Helder registrava 2.515.953 votos (69,40% do total). Para vencer a disputa em primeiro turno, um candidato a governador deve ter 50% dos votos válidos no Estado mais um — brancos e nulos não contam.

Até o momento, Zequinha Marinho (PL) aparece em segundo lugar, com 1.012.175 votos (27,92% do total). Os números estão sendo divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Filho e herdeiro político do ex-senador Jader Barbalho, também do MDB, Helder, 43, é o atual governador do Pará e concorria à reeleição. Sua vitória já era amplamente esperada com base nas pesquisas de intenção de voto no segundo maior estado da Federação por área.

O cenário de favoritismo de Helder fez com que o Pará fosse um dos estados em que partidos que se dividem em âmbito nacional, como Cidadania, PDT e PT, participassem da mesma coligação. Além destes e do MDB, estiveram juntos PSDB e PCdoB, assim como Republicanos, PP, Podemos, DC, PSB, União Brasil, PSD e Avante.

O que faz um governador?

A governadora ou o governador exerce o Poder Executivo no Estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, dentro do país, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de Estado.

Continua depois da publicidade

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos Estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Como no Brasil os Estados (e o DF) têm autonomia, as competências e responsabilidades do cargo são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (e, no caso do DF, por sua Lei Orgânica).

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder, ou seja, ele não terá o direito de se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo.

Votação para o Senado no Pará

Beto Faro (PT) foi eleito ao Senado pelo estado do Pará. O mandato começa em 2023 e termina em 2030.

Continua depois da publicidade

Nascido em Bujaru, município de 30 mil habitantes a 88 quilômetros de Belém, Beto Faro, 52, é agricultor familiar e filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1987. Atualmente, preside o partido no Pará e exerce seu quinto mandato como deputado federal.

Seus suplentes são o economista Josenir Gonçalves Nascimento (PT) e a assistente social Leny Campêlo (PC do B). Na ocasião de seu registro no TSE, Faro declarou patrimônio de R$ 1,46 milhão.

Beto Faro passa a ocupar no ano que vem uma das 27 cadeiras do Senado Federal que estavam em disputa nas eleições de 2022. A Casa tem, ao todo, 81 assentos.

Publicidade

A legislação brasileira permite que senadores possam se candidatar a novos cargos sem ter que abrir mão do mandato e muitos dos atuais parlamentares disputam outras vagas. Se eleitos, deixam de ser senadores. Por isso, a depender do resultado das urnas, até metade do Senado pode vir a ser ocupado por novos rostos.

O que faz um senador?

Senadoras e senadores são os representantes dos Estados e do Distrito Federal no Congresso Nacional. Assim como os integrantes da Câmara dos Deputados, têm a prerrogativa constitucional de fazer leis e de fiscalizar os atos do Poder Executivo.

Além disso, a Constituição Federal prevê como competência privativa do Senado: processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, os que ocupam os cargos de presidente e vice-presidente, os ministros de Estado e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o advogado-geral da União.

Continua depois da publicidade

O mandato de senador ou senadora tem duração de oito anos — e não quatro, como outros cargos eletivos, como de presidente da República ou governador. Por isso, é comum que ocupantes do cargo participem de outras disputas em anos em que não necessitem renovar o mandato.

A garantia do cargo funciona como um incentivo no meio político para que esses parlamentares busquem novas posições ou para que trabalhem na construção de suas imagens para disputas futuras, com o aproveitamento de recursos como do fundo eleitoral e sem riscos de perda de posição.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Paulo Barros

Editor de Investimentos