Jorginho Mello (PL) é eleito governador de Santa Catarina

Senador venceu Décio Lima (PT) no 2º turno, contando com o apoio de Jair Bolsonaro

Mariana Segala

(Agência Senado)

Publicidade

Jorginho Mello (PL) venceu a disputa em segundo turno para o governo de Santa Catarina. Com 77,27% das urnas apuradas no estado até as 19h03, matematicamente não há mais chance de virada para seu adversário, Décio Lima (PT).

Até o momento, Mello tem 70,76% do total de votos, enquanto Lima registra 29,24%. Os números estão sendo divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mello passou para o segundo turno com quase 1,6 milhão de votos, o equivalente a 38,61% do eleitorado catarinense. Professor universitário, bancário e advogado, ele contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Poder Executivo do estado.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nascido em Ibicaré, interior do estado, Mello tem longa trajetória política, começando como vereador na cidade de Herval D’Oeste, entre 1976 e 1980. Mais tarde, entre 1995 e 2007, foi deputado estadual e, entre 2011 e 2019, foi deputado federal. Atualmente, ele representa Santa Catarina no Senado Federal.

O que faz um governador?

A governadora ou o governador exerce o Poder Executivo no Estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, dentro do país, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de Estado.

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos Estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Como no Brasil os Estados (e o DF) têm autonomia, as competências e responsabilidades do cargo são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (e, no caso do DF, por sua Lei Orgânica).

Continua depois da publicidade

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder, ou seja, ele não terá o direito de se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mariana Segala

Editora-executiva do InfoMoney