Líderes mundiais parabenizam Lula por vitória na eleição

Veja as reações sobre a vitória do candidato do PT neste domingo (30)

Equipe InfoMoney

Publicidade

Líderes mundiais parabenizaram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória na eleição presidencial, realizada neste domingo (30). O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheceu a vitória e pediu cooperação a Lula. Além de Biden, os presidentes de França, Portugal, Argentina, Chile e Colômbia já se manifestaram nas redes sociais.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Lula e exaltou o Brasil por um “processo eleitoral livre, justo e confiável”. Em nota divulgada nas redes sociais, Biden disse ainda que espera trabalhar em conjunto com o novo presidente brasileiro.

Embaixada da China no Brasil

Principal parceira comercial do Brasil, a China parabenizou Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, pela vitória no segundo turno da eleição. “Fazemos os melhores votos por êxitos ainda maiores de desenvolvimento do Brasil”, disse.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Melanie Hopkins, encarregada de negócios do Reino Unido no Brasil

Heikon Thoms, embaixador da Alemanha no Brasil

Emmanuel Macron, presidente da França

O presidente da França, Emmanuel Macron, citou que a vitória de Lula marca o “início a um novo capítulo da história do Brasil”. Macron pede ao presidente eleito a união de forças para superar “desafios comuns”.

António Costa, primeiro-ministro de Portugal

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial e fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”, disse o premiê.

Josep Borrell Fontelles, chefe da diplomacia da União Europeia

“Cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns @LulaOficial pela sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar nas relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado”, disse o diplomata.

Continua depois da publicidade

Alberto Fernández, presidente da Argentina

“Parabéns, @LulaOficial! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, disse Fernández.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

“Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste #30out, elegeu @LulaOficial como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem  livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns Luana! Um grande abraço!”, afirmou o líder venezuelano.

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba

Gustavo Petró, presidente da Colômbia

Gabriel Boric, presidente do Chile

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai

“Saudamos o presidente eleito do Brasil @LulaOficial. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma,  esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais”, afirmou Pou.

Continua depois da publicidade

Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina

“Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigada, povo do Brasil. Obrigada, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul”, afirmou Kirchner.

Pedro Castillo Terrones, presidente do Peru

“O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada @LulaOficial, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a  unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria”, disse Terrones.

Luis Alberto Arce, presidente da Bolívia

“Parabéns, irmão @LulaOficial, eleito presidente do #Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que  você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”, pontuou o boliviano.

Publicidade

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia

“A reeleição do irmão @LulaOficial fortalece a luta do multilateralismo com igualdade, dignidade e justiça social para os povos da América Latina. Com  sua experiência na administração pública e na ação política, dá-nos a esperança de um verdadeiro processo de integração e libertação”, disse Morales.