Raquel Lyra (PSDB) é eleita governadora de Pernambuco

Ex-prefeita de Caruaru venceu Marília Arraes (Solidariedade) no segundo turno da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas

Roberto de Lira

Raquel Lyra

Publicidade

Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco ao bater no segundo turno a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade). Com 90,41% das urnas apuradas, a tucana tem 58,85% dos votos válidos, contra 41,15% de Marília.

Será a primeira vez que uma mulher ocupará o principal cargo do Executivo do estado. Sua vice-governadora será a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania).

O resultado representou uma virada em relação ao primeiro turno, quando Marília terminou a votação em primeiro lugar, com 23,97% dos votos válidos. Raquel ficou em segundo lugar, com 20,58% dos votos, e muito próxima de Anderson Ferreira (PL), com 18,15%, Danilo Cabral (PSB), com 18,06%, e Miguel Coelho (União), com 18,04%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para os analistas, os apoios políticos acabaram por decidir o fluxo de votos no segundo turno. Raquel Lyra teve o apoio declarado de Ferreira e Coelho, ex-prefeitos de Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, respectivamente.

Outras lideranças do estado também foram para o palanque da tucana, como os ex-governadores Gustavo Krause (pai de sua vice-governadora), Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho, que também foi ministro da Educação no governo Temer.
Sobre a eleita

Raquel Lyra Lucena é advogada, com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas. Ela é filha de João Lyra Neto, ex-prefeito de Caruaru e ex-governador de Pernambuco. Também é sobrinha do já falecido ex-ministro da Justiça Fernando Lyra.

Continua depois da publicidade

Raquel foi delegada da Polícia Federal entre 2002 e 2005 e depois se tornou chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos, entre os anos de 2007 e 2010. Filiada então ao PSB, foi eleita deputada estadual em 2010. No ano seguinte, foi secretária da Criança e da Juventude, mas voltou à Assembleia Legislativa em 2012, conseguindo a reeleição em 2014.

Filiou-se ao PSDB em 2016 para concorrer à Prefeitura de Caruaru, tornando-se a primeira mulher a governar a cidade. Foi reeleita em 2020 e só deixou o cargo para disputar o governo neste ano.

Raquel ficou viúva do empresário Fernando Lucena na manhã do dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições. Vítima de um infarto fulminante, Lucena tinha 44 anos. O casal teve dois filhos.

Continua depois da publicidade

O que faz um governador?

O governador exerce o Poder Executivo no estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, dentro do país, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de estado.

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Como no Brasil os estados (e o DF) têm autonomia, as competências e responsabilidades do cargo são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (e, no caso do DF, por sua Lei Orgânica).

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder, ou seja, ele não terá o direito de se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.