Wilson Lima (União Brasil) é reeleito governador do Amazonas

Lima venceu o ex-governador Eduardo Braga (MDB) no segundo turno das eleições para o governo amazonense

Lucas Sampaio

O governador do Amazonas Wilson Lima (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Publicidade

Atual governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil) derrotou o ex-governador Eduardo Braga (MDB) e vai continuar comandando o estado pelos próximos quatro anos.

Com 91,05% de urnas apuradas até as 18h56, Lima tinha 56,99% votos e matematicamente não pode mais ser alcançado por Braga, que alcançou 43,01%, segundo números que estão sendo divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Natural de Santarém (PA), Wilson Lima é jornalista e apresentador de televisão e já foi filiado ao PV, PR, MDB e PSC, partido pelo qual se elegeu em 2018, além do União Brasil, pelo qual concorre atualmente. Antes de entrar na política, ele era o apresentador do programa Alô Amazonas, da rede de televisão A Crítica.

Continua depois da publicidade

Lima é apoiado pelo presidente da República e também candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Ele é réu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde setembro de 2021, depois de ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pela compra de respiradores em lojas de vinho na pandemia.

A PGR acusa o governador do Amazonas de ser o chefe de uma quadrilha que praticava crimes contra a administração pública e promovia fraudes na contratação de insumos no combate à pandemia de Covid-19. Outras 15 pessoas foram denunciadas junto com Lima.

O governador também foi indiciado na CPI da Covid, junto ao ex-secretário de Saúde Marcellus Campêlo, como um dos responsáveis pela falta de oxigênio nos hospitais do Amazonas — o que levou à morte de pacientes internados. Wilson teve até o momento quatro secretários de estado presos, incluindo três da Saúde.

Continua depois da publicidade

O derrotado Eduardo Braga é ex-governador do estado e ex-prefeito de Manaus. Ele comandou por duas vezes o Amazonas (2003-2010) e por uma vez a capital do estado (1994-1997), além de ter sido ministro de Minas e Energia do governo Dilma (2015-2016). Atualmente é senador.

O que faz um governador?

Os governadores exercem o Poder Executivo nos estados e no Distrito Federal. Cabe ao ocupante do cargo representar a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas no país. O chefe da administração estadual é auxiliado pelas secretárias e pelos secretários de estado.

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Os estados e o DF têm autonomia, e suas competências e responsabilidades são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (no caso do DF, pela sua Lei Orgânica).

Publicidade

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de mais quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder (ou seja, ele não poderá se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo).

Lucas Sampaio

Jornalista com 12 anos de experiência nos principais grupos de comunicação do Brasil (TV Globo, Folha, Estadão e Grupo Abril), em diversas funções (editor, repórter, produtor e redator) e editorias (economia, internacional, tecnologia, política e cidades). Graduado pela UFSC com intercâmbio na Universidade Nova de Lisboa.