Fábio Mitidieri (PSD) é eleito governador de Sergipe

Deputado federal venceu o senador Rogério Carvalho (PT) no segundo turno na disputa pelo Palácio Olímpio Campos

Bruna Furlani

Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito governador do estado de Sergipe em segundo turno. Com 97,67% das urnas apuradas até as 19h12 (de Brasília), ele tinha 51,83% dos votos válidos.

Em segundo lugar, seu rival Rogério Carvalho (PT) tinha 48,17% do total de votos. Os números estão sendo divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A disputa ao governo de Sergipe foi bastante apertada na reta final: pesquisa TV Sergipe/Ipec, divulgada na última quinta-feira (20), apontava que Carvalho detinha 51% dos votos válidos, enquanto Mitidieri estava com 49%.

Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estavam empatados.

Fábio Mitidieri (PSD) é natural de Aracaju. O político é formado em administração. Foi vereador da capital sergipana em 2008 e atuou como deputado federal durante dois mandatos.

Mitidieri ganhou notoriedade quando implantou programas como o Bolsa Atleta, que buscava apoiar atletas da capital, e o Economia Solidária, que procurava unir pequenos empreendedores e organizá-los em cooperativas.

O que faz um governador?

O governador exerce o Poder Executivo no estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, dentro do país, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de estado.

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Como no Brasil os estados (e o DF) têm autonomia, as competências e responsabilidades do cargo são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (e, no caso do DF, por sua Lei Orgânica).

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder, ou seja, ele não terá o direito de se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo.