João Azevêdo (PSB) é reeleito governador da Paraíba

Atual ocupante do Palácio da Redenção venceu Pedro Cunha Lima (PSDB) no segundo turno das eleições paraibanas

Katherine Rivas

(Reprodução/Instagram)

João Azevêdo (PSB) venceu em segundo turno a disputa pelo governo da Paraíba. Com 97,33% das urnas apuradas às 18h52 (de Brasília), Azevêdo registrava 1.186.829 votos (52,34% do total).

Azevêdo venceu Pedro Cunha Lima (PSDB), que ficou em segundo lugar, com 1.080.609 votos (47,66% do total), às 18h52. Os números estão sendo divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No primeiro turno, Azevêdo teve 39,65% dos votos (863.174), enquanto Cunha Lima alcançou 23,90% (520.155).

João Azevêdo, 69 anos, é o atual governador do estado, eleito em 2018 no primeiro turno. Engenheiro civil e político, foi Secretário de Serviços Urbanos de João Pessoa entre 1986 e 1989. Em 2004, foi secretário de Planejamento do município de Bayeux e em 2005 se tornou chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Também foi assessor da Secretaria de Planejamento (Seplan) e secretário adjunto da Secretaria de Habitação de João Pessoa. Entre os anos de 2007 e 2010, comandou a Infraestrutura na capital. E a partir de 2011, antes da sua primeira eleição como governador em 2018, foi secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia no governo da Paraíba.

O que faz um governador?

O governador exerce o Poder Executivo no estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, dentro do país, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de Estado.

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Como no Brasil os estados (e o DF) têm autonomia, as competências e responsabilidades do cargo são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (e, no caso do DF, por sua Lei Orgânica).

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder, ou seja, ele não terá o direito de se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo.

Katherine Rivas

Repórter de investimentos no InfoMoney, acompanha ETFs, BDRs, dividendos e previdência privada.