Glossário: Termos com a letra O

arrow_forwardMais sobre

Oferta de Direitos

Oferta feita por uma empresa a seus acionistas, dando-lhes a oportunidade de comprar novas ações a um preço determinado, em geral abaixo do preço corrente do mercado, e dentro de um prazo relativamente curto.

Oferta Pública

Termo que denomina emissões de títulos públicos realizadas pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central através de leilão eletrônico e que podem ser realizadas com títulos registrados na Selic e na Cetip.

Oferta Pública de Compra

Proposta de compra, por um determinado preço, de um lote específico de ações. Grande parte destas operações é lançada pelas próprias empresas ou por seus acionistas, visando recomprar ações que estão no mercado para colocá-las em tesouraria ou cancelá-las posteriormente.

Oferta Pública de Venda

Proposta de colocação de um determinado lote de ações de uma empresa. A empresa pode colocar um lote já existente (oferta secundária) ou um novo lote (oferta primária).

Oferta total (no mercado imobiliário)

Número total de propriedades que são ofertadas (colocadas à venda ou para locação) no mercado imobiliário em um determinado período de tempo.

OMC – Organização Mundial de Comércio

Com sede em Genebra, trata-se de um organismo cujo objetivo é ajudar no fomento do comércio internacional, através da assinatura de acordos comerciais entre os vários países participantes. As decisões são tomadas em conferências ministeriais, que são organizadas ao menos uma vez a cada dois anos.

On Balance Volume (OBV)

O OBV é um indicador técnico, baseado nos volumes negociados que tenta capturar a pressões de compra e venda do mercado. Quando o OBV está se dirigindo na direção oposta do preço da ação isto indica uma mudança de tendência. A seguir mostramos como utilizá-lo para análise: OBV = SUM [(Preço – Preço a)/|Preço – Preço a|* V/100], onde:

  • Preço = Preço período atual;
  • Preço a = Preço período anterior;
  • |Preço – Preço a| = valor absoluto;
  • V = Volume período atual.

A tabela abaixo explica como interpretar este indicador.

FechamentoOBVIndicação
EstávelDiminuindoPossível queda
EstávelAumentandoPossível alta
AumentandoEstável ou diminuindoPossível reversão (queda)
DiminuindoEstável ou diminuindoPossível reversão (alta)

ONG- Organização não-governamental

Também conhecidas como Terceiro Setor, as ONGs são instituições não governamentais, domésticas ou internacionais, constituídas por associação de voluntários e com objetivos variados.

Opção

Direito de comprar ou vender um montante de um determinado ativo a um preço pré-estabelecido dentro de um determinando período de tempo. No lançamento da opção este direito é vendido por um prêmio, que é recebido pelo vendedor.

Opção de Compra

Uma opção de compra dá o direito ao titular da opção de comprar uma quantia de um determinado ativo a um preço pré-estabelecido (o preço de exercício) dentro de um determinando período de tempo (o prazo de vigência da opção). Também denominado como call, termo que vem do inglês.

Opção de Swap

O investidor que compra essa opção adquire o direito de fazer um swap numa data específica.

Opção de Venda

Uma opção de venda dá o direito ao titular da opção de vender um montante de um determinado ativo a um preço pré-estabelecido (o preço de exercício) dentro de um determinando período de tempo (o prazo de vigência da opção).

Opção do tipo Americano

Opção que pode ser exercida em qualquer data até a data de exercício (ou “expiration date”), contrastando com as opções do estilo europeu, que podem ser exercidas somente na data de exercício.

Opção do tipo Europeu

Opção que somente pode ser exercida na data de exercício (ou “expiration date”), contrastando com as opções do tipo Americano, que podem ser exercidas em qualquer dia até a data de exercício.

Operação de Câmbio

Especifica a negociação de moeda estrangeira através da troca da moeda de um país pela do outro. O termo operação de Câmbio Flutuante significa que a conversão das moedas é feita com base nos valores estabelecidos no mercado flutuante. Por sua vez, o termo operação de Câmbio Paralelo significa que a conversão das moedas é feita com base nos valores estabelecidos no mercado paralelo.

Operação de Financiamento

Termo usado no mercado acionário que caracteriza uma operação envolvendo a compra de ação no mercado à vista, e venda imediata desses mesmos ativos em um dos mercados a prazo.

Operações de Crédito

Conta de ativo do balanço patrimonial de uma instituição financeira, que representa a soma de todas as operações de empréstimo realizadas pela instituição deduzidas da reserva para empréstimos duvidosos. As operações de arrendamento mercantil e de outros créditos são classificadas separadamente.

Operadoras de Administração de Planos

Empresas que trabalham preferencialmente com planos auto-segurados, que são planos coletivos onde o risco não é transferido para terceiros, sendo que o custo total da assistência médica assumindo pela entidade patrocinadora do plano, que em geral é o empregador dos participantes do plano.
Estas empresas na verdade não assumem o risco do plano, mas sim administram todas as formas de prestação de serviço médico cobrando por isto uma taxa de administração.

Operadoras de Auto-Gestão

Termo que denomina as empresas que se “auto-seguram”. Nestas empresas a própria empresa patrocinadora do benefício é quem define a sua estrutura operacional e gerencial, inclusive no que se refere à estruturação de recursos próprios (que inclui ambulatórios, clínicas e hospitais), montagem de rede credenciada e sistemas informatizados. Além disto, a empresa é responsável pela administração do plano.

Operadoras de Medicina de Grupo

Termo que denomina as empresas operadoras de seguros de saúde, que possuem rede própria de prestação de serviços.

Ordem

Instrução dada por um cliente a uma corretora de valores, para a execução de compra, ou venda, de valores mobiliários (ações, títulos de renda fixa, opções, etc.).

Ordem a Mercado

Ordem na qual o cliente especifica somente qual a quantidade a ser negociada de um valor mobiliário. Dado que a ordem deve ser efetuada no momento de seu recebimento, o preço será determinado de acordo com o preço de mercado no momento da execução.

Ordem Casada

Duas ou mais ordens que só podem ser efetivadas quando ambas (ou todas) puderem ser executadas. Usando duas ordens como exemplo, a ordem de compra de um ativo somente poderá ser executada a partir do memento em que a ordem de venda de um outro ativo seja completada.

Ordem de Financiamento

Caracteriza uma ordem de compra de um valor mobiliário em um mercado seguida da venda simultânea do mesmo valor mobiliário com prazo de vencimento distinto. Através do casamento das duas operações o investidor consegue financiar a compra de um título com a venda de outro.

Ordem Discricionária

Ordem no qual o administrador de recursos (a pessoa física ou jurídica que administra uma carteira de ativos) estabelece as condições de execução da ordem, sem a necessidade de consultar o investidor.

Ordem do dia

Refere-se ao período de uma sessão ordinária ou extraordinária da Câmara dos Deputados ou Senado que é dedicado à apreciação de proposições em pauta. Nas sextas-feiras, tem início às 11h00, enquanto nos demais dias começa às 16h00.

Ordem Limitada

Termo usado no mercado financeiro que determina uma ordem de venda que somente pode ser executada a um preço igual, ou melhor, do que o especificado pelo investidor.

Ordem On-Stop

Termo usado no mercado acionário que se refere a um tipo de ordem em que o investidor determina o preço mínimo pelo qual a ordem de compra ou venda deve ser executada.

ORTN

Sigla para obrigações reajustáveis do Tesouro Nacional. Trata-se de um título público federal que circulou entre 1964 e 1986. Amplamente usado como indexador, a ORTN foi o primeiro título com cláusula de correção monetária.

Oscilação

Termo usado para analisar o desempenho (variação positiva ou negativa) observada na cotação de um ativo em um determinado período de tempo.

OTAN

Sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte. Composta pelos 19 países de maior força militar e econômica do mundo, a OTAN é responsável pela análise e discussão dos vários embates internacionais. Fazem parte da OTAN: Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Holanda, Portugal, Espanha, Turquia, Inglaterra e Estados Unidos.

Otimização de Carteira (ou Portfólio)

Descreve o processo pelo qual um investidor (ou administrador de recursos) altera uma carteira de investimento com o objetivo de reduzir os riscos para uma rentabilidade esperada. Por exemplo, para uma dada rentabilidade (ex. 30%) o administrador aloca os ativos na carteira de forma que a rentabilidade esperada seja atingida com o mínimo de risco.

OTN

Sigla para Obrigação do Tesouro Nacional. Trata-se de título da dívida pública federal, que substituiu a ORTN entre 1986 e 1989, sendo que no primeiro ano a cláusula de correção monetária foi suspensa como previsto pelo Plano Cruzado.

Outsourcing

Termo que vem do inglês e significa terceirização. Ver terceirização.

Overnight

Indica as aplicações financeiras feitas no open market em um dia para serem resgatadas no dia seguinte.

Overweight

Recomendação positiva dos analistas de mercado para uma ação. Significa que, se uma ação está incluída no Ibovespa com peso de 1%, por exemplo, o investidor deveria comprar um percentual maior do que esse para incluir em sua carteira, já que o potencial de valorização seria atraente.