Glossário: Termos com a letra G

arrow_forwardMais sobre

Ganho de Capital

O ganho de capital é definido como sendo a diferença entre os rendimentos recebidos com a venda de um determinado ativo (ações, imóveis etc.) e o custo de aquisição deste mesmo ativo. O ganho de capital bruto é definido como o ganho antes da incidência de impostos (sobretudo imposto de renda), enquanto ganho líquido é definido como o ganho após a incidência de impostos.

Ganho líquido

No mercado a vista equivale à diferença entre o valor de venda de um determinado ativo financeiro e o seu custo de aquisição. Já no mercado futuro é determinado como sendo o resultado da soma dos ajustes diários ocorridos em cada mês. Em ambos os casos a alíquota de imposto é de 20%.

Garantia

O termo garantia, ou colateral, se refere aos itens usados por uma empresa ou indivíduo para sustentar o crédito quando levanta um financiamento. Assim, a garantia de um empréstimo pode ser qualquer ativo sobre o qual o credor (quem emprestou o dinheiro) tem um direito legal, que pode ser exercido caso o tomador do empréstimo não cumpra alguma das cláusulas do contrato.

Garantia Mínima

Nos planos tradicionais de previdência, prevê a correção da carteira do participante de acordo com uma rentabilidade mínima de IGP-M mais 6% ao ano.

Garantia Solidária

Um dos tipos de garantia existentes. Ao contrário da garantia tradicional, na garantia solidária pessoas de uma mesma comunidade mutuamente avalizam uma operação de crédito. Neste tipo de garantia, se uma pessoa do grupo não cumpre seus compromissos, todas as outras são solidariamente responsáveis. Ver sociedade de garantia solidária.

GDP

Sigla em inglês que significa Gross Domestic Product, o que equivale em português ao Produto Interno Bruto, ou PIB. O Departamento de Comércio dos EUA divulga mensalmente relatório sobre o Produto Interno Bruto (PIB), responsável pela mensuração do volume de bens e serviços produzidos na economia em determinado período.
Esse índice é formado por cinco componentes: consumo, investimento, gastos governamentais, nível de estoque e saldo de comércio externo. É importante ressaltar que o consumo representa 2/3 do PIB norte-americano, e é um dos componentes com menor volatilidade dentro do índice.

GDR (Global Depositary Receipt)

Sigla em inglês que denomina os Global Depositary Receipts. Os GDRs funcionam de maneira semelhante aos ADR´s, porém são negociados em outros países que não os Estados Unidos. Nos GDRs o banco depositário é deste país e as cotações são expressas na moeda corrente deste país.

Gerência de Produto

Atividade de marketing que consiste em supervisionar e coordenar praticamente todos os procedimentos que, a partir da produção, se destinam a auxiliar a venda de um produto específico. O gerente de produto participa nas várias áreas de marketing (pesquisa de mercado, planejamento de produto, determinação de preços, propaganda, promoção de vendas e distribuição), como responsável por um produto específico.

Gestão de Conhecimento

Conjunto de ações coordenadas que assegura às empresas capacidade para captar, armazenar, recuperar e analisar informações e conhecimentos estratégicos que ampliem seu desenvolvimento e sua competitividade.

Gestão de Qualidade

Ver controle de qualidade.

Gestão Empresarial

Planejamento, organização, liderança e controle das pessoas que compõem uma empresa e das tarefas e atividades por elas realizadas.

Gestão Tecnológica

Estratégia de utilização de técnicas de administração, com a finalidade de maximizar o potencial tecnológico da empresa.

Giro de Ativos

Indicador de análise financeira que indica a eficiência com que a empresa usa seus ativos para gerar vendas. O indicador é calculado como sendo a divisão da receita líquida de vendas pelo ativo total da empresa. Quanto maior o índice, maior é a eficiência da empresa no uso de seus ativos.

Giro de Caixa

Indicador de análise financeira que indica o número de vezes por ano que o caixa de uma empresa gira. Este indicador é calculado como sendo a divisão entre as receitas da empresa e o seu capital circulante. Quanto maior o indicador, mais eficiente é a empresa na gestão do seu caixa e vice-versa.

Giro de Estoque

Um dos indicadores de atividade da empresa, que expressa com que velocidade a empresa é capaz de girar seus estoques durante um ano. O indicador é calculado como sendo o quociente entre o custo de mercadorias vendidas e o valor do estoque médio da empresa. Vale lembrar que, para determinar o período médio dos estoques de uma empresa, basta apenas dividir o número 365 pelo giro de estoques. Em geral o melhor é que uma empresa goze de um giro alto de estoque, pois isto provavelmente significa maior volume de vendas.

Globalização

Estágio avançado de internacionalização e integração da economia mundial.

Golden share

Termo em inglês que significa ação dourada e é usado nas operações de venda de uma empresa. Refere-se à parcela do capital da empresa (cuja venda está sendo negociada), que irá permanecer em poder do antigo controlador, e que possuem características especiais, como por exemplo, poder de veto no caso de votação de matérias de interesse estratégico.

Goodwill

Denominação dada aos ativos intangíveis de uma empresa como, por exemplo, marcas e patentes, pesquisa e desenvolvimento de bens e serviços, ágio fiscal pago em aquisições etc.

Governança Corporativa

Termo que denomina um sistema que garante o tratamento igualitário entre os acionistas, além de transparência e responsabilidade na divulgação dos resultados da empresa. Através da prática da governança corporativa os acionistas podem efetivamente monitorar a direção executiva de uma empresa. Dentre as medidas estabelecidas por empresas que seguem a prática da boa governança devem constar quatro princípios básicos: tratamento igual a acionistas minoritários e majoritários, transparência na relação com o investidor, adoção de normas internacionais nos registros contábeis e cumprimento das leis. Vários países adotam códigos das melhores práticas de governança corporativa. No Brasil, este documento foi preparado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em maio de 1999. O projeto teve apoio da Bolsa de Valores de São Paulo, que patrocinou o lançamento do código.

Grupamento

Redução da quantidade de ações representativas do capital de uma empresa que não implica em qualquer mudança na participação patrimonial dos acionistas ou no valor de mercado agregado da empresa na ocasião do grupamento. Um exemplo comum de grupamento ocorre quanto o valor nominal de uma ação cai para um valor nominal baixo, o que pode levar a empresa a grupar uma determinada quantidade de ações em uma só ação, de forma que o valor unitário aumente. Desta forma, a redução na quantidade de ações é compensada pelo aumento no valor por ação, não afetando o valor de mercado de empresa ou a participação de cada acionista.

Grupo de Consórcio

É a sociedade de fato constituída para os fins referidos na cláusula 4 (quarta) deste instrumento , com prazo de duração previamente estabelecido. O grupo é representado pela administradora, ativa ou passivamente, em juízo ou fora dele, para defesa dos direitos e interesses coletivamente considerados e para a execução do Contrato de Adesão.

Guidance

Informação que uma empresa de capital aberto fornece ao mercado, como uma indicação ou estimativa de desempenho futuro desta empresa. Esta informação serve para orientar os investidores e demais participantes de mercado sobre os rumos que a empresa espera seguir nos próximos trimestres. Em geral, estimativas para números como faturamento, lucro líquido e geração operacional de caixa são divulgadas, de forma transparente e simultânea ao mercado.
O Guidance é uma importante ferramenta dentro do contexto de governança corporativa, contribuindo para evitar um acesso diferenciado a informações por parte de grupos de investidores, ou seja, democratiza a informação ao divulga-la para o mercado como um todo.