Glossário: Termos com a letra J

arrow_forwardMais sobre

Joint Venture

Termo que vem do inglês e significa união de empresas. Denomina uma forma de aliança interempresarial com o objetivo de criar um novo negócio, para atuação em mercados conjugados na comercialização de produtos ou na complementação de projetos de desenvolvimento de produtos. Pode ser estabelecida entre uma empresa com capital necessário ao financiamento do projeto, e outra que domina as competências técnicas, os contatos comerciais, ou ambos.

Juro

Ver taxa de juro.

Juro Composto

Quando os juros são pagos não apenas sobre o valor do principal, mas também sobre os juros obtidos em relação ao principal nos períodos anteriores. No cálculo de juro composto, o juro obtido em um período é incorporado ao principal no período seguinte.

Juro de Mora

Também conhecido como juro de atraso, o termo define as taxas de juros cobradas pelas administradoras de cartão de crédito no caso de atraso de pagamento. Também pode ser aplicado nos contratos em geral como forma de proteger o prestador de serviço contra o atraso nos pagamentos.

Juro Legal

Previsto no novo Código Civil, trata-se do juro autorizado por lei, que é determinado segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional.

Juro Nominal

Quando se fala em taxa de juros existem duas formas de expressá-las. A primeira inclui a correção monetária do valor emprestado e é chamada de taxa nominal, a segunda não inclui esta variação e é denominada taxa real de juros. Em geral as taxas oferecidas nas principais modalidades de financiamento são expressas em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação no período.

Juro Real

Termo que se refere a uma das duas formas de se expressar uma taxa de juros, a outra sendo a taxa nominal. A taxa real de juros é determinada como sendo a taxa que incide sobre um empréstimo (ou financiamento) sem incluir a correção monetária do montante emprestado. Para obter a taxa de juros real deve-se descontar a correção monetária da taxa de juros nominal. Em condições de inflação zero os juros real e nominal são iguais.

Juro Rotativo

Termo usado principalmente na indústria de cartão de crédito. O juro rotativo é o juro cobrado pelo atraso no pagamento da sua fatura de cartão de crédito, ou sobre a diferença financiada, no caso de você ter optado pelo pagamento mínimo da fatura.

Juro Simples

Ao contrário do juro composto, neste caso o juro é pago apenas sobre o valor do principal (ou montante) do empréstimo ou aplicação.

Juros por atraso

Previsto na legislação, ele pode ser cobrado sempre que houver atraso no pagamento. Desde que explicitado no contrato pode ser de até 1% ao mês, caso contrário, não pode superar 0,5% ao mês. É cobrado de forma proporcional desde a data de vencimento da fatura até a data do seu pagamento.

Juros rotativos

Termo usado para definir a taxa de juro pré-acordada entre portador e emissor a ser aplicada sobre o saldo devedor da fatura. Esta taxa pode ser revista caso o emissor tenha razões para acreditar que o perfil de crédito do portador do cartão mudou.

Juros sobre capital próprio

Forma de distribuir o lucro da empresa. Mas diferente do dividendo, que é classificado como parte do lucro líquido da empresa, o juros sobre capital próprio entra como despesa antes do lucro para a empresa, o que faz com que ela não tenha que arcar com o pagamento de imposto de renda sobre o valor. Por isso o juros sobre capital próprio é informado ao investidor no valor bruto (antes do IR) e no valor líquido (depois do IR), já que o imposto acaba sendo pago pelo acionista beneficiado.