Glossário: Termos com a letra N

arrow_forwardMais sobre

NAFTA

Sigla em inglês para North Atlantic Free Trade Agreement. Designa o tratado de área de livre comércio entre os Estados Unidos, Canadá e México, e que prevê a eliminação de tarifas alfandegárias entre esses países por um período de 15 anos.

NASDAQ (National Association of Security Dealers Automated Quotation System)

Principal instituição norte-americana operando no mercado de balcão. Neste tipo de mercado os títulos são negociados por meio de pregão eletrônico e não por meio do pregão ao vivo. Recentemente, a NASDAQ uniu-se à American Stock Exchange (AMEX), formando o Nasdaq-Amex Market Group. Muitas das principais empresas negociadas na NASDAQ são ligadas aos setores de alta tecnologia, tais como Microsoft, Intel, Dell Computer, Amazon.com e Yahoo!.

NASDAQ 100 Index

Um dos índices utilizados nas negociações da NASDAQ. Lançado em 1985, este índice inclui 100 das maiores empresas não financeiras (baseado em valor de mercado), norte-americanas e estrangeiras listadas na NASDAQ. Assim como o índice NASDAQ Composite, este índice também utiliza uma média ponderada. O NASDAQ-100 começou com uma base de 250 no dia 31 de janeiro de 1985, mas foi alterado em 1 de janeiro de 1994 através da divisão por uma fator de 2 para 125.

NASDAQ Composite Index

Principal índice utilizado nas negociações da NASDAQ, esse índice exprime a variação média diária das cotações de todas as empresas, incluindo empresas não norte-americanas, listadas no NASDAQ. Assim, o índice é construído usando a média ponderada (de acordo com a valor de mercado) das cotações de mais de 3.400 ações. O índice Nasdaq Composite tem como base igual a 100 o dia 5 de fevereiro de 1971.

NBC – Notas do Banco Central

Título de curto prazo emitido pelo Banco Central, emitido para fins de política monetária exclusivamente sob forma escritural no Selic e cuja rentabilidade é pós-fixada e possui várias séries com índice de atualização próprio (Selic, Dólar, etc).

Negócios

Termo que determina a quantidade de negócios realizados com uma determinada ação em um dia de negociação.

New Home Sales

O US Census Bureau do Departamento de Comércio dos EUA divulga pesquisa mensal contendo dados referentes ao número de casas novas, construídas pela iniciativa privada, vendidas ou postas à venda naquele período.
Esse indicador é importante, pois retrata as condições do setor imobiliário na economia norte-americana.

New York Empire State

O Federal Reserve Bank of New York divulga mensalmente índice referente ao nível de atividade manufatureira na região. As indústrias locais respondem um questionário com os principais índices econômicos e as perspectivas futuras para o cenário econômico dos EUA nos próximos seis meses.

Nicho de Mercado

Segmento de mercado especializado, com características próprias e que oferecem oportunidades de negócios para empreendimentos específicos.

Nikkei 225

Índice que exprime a variação média diária de uma carteira de ações negociadas na Bolsa de Tóquio. O índice Nikkei 225 é o índice mais usado pelo mercado para avaliar o desempenho das ações japonesas.

Nível 1 (N1) de Governança Corporativa

Visando melhorar as práticas de governança corporativa do mercado e permitir uma maior diferenciação das empresas que seguem estas práticas, a Bovespa criou níveis diferenciados de governança corporativa. O nível mais básico desta classificação é o Nível 1, no qual as companhias se comprometem com melhorias na prestação de informações ao mercado e com a dispersão acionária. As práticas agrupadas no Nível 1 são:

  • Manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações, representando 25% do capital;
  • Realização de ofertas públicas de colocação de ações por meio de mecanismos que favoreçam a dispersão do capital;
  • Melhoria nas informações prestadas trimestralmente, entre as quais a exigência de consolidação e de revisão especial;
  • Cumprimento de regras de disclosure em operações envolvendo ativos de emissão da companhia por parte de acionistas controladores ou administradores da empresa;
  • Divulgação de acordos de acionistas e programas de stock options;
  • Disponibilização de um calendário anual de eventos corporativos.

Nível 2 (N2) de Governança Corporativa

Visando melhorar as práticas de governança corporativa do mercado e permitir uma maior diferenciação das empresas que seguem estas práticas, a Bovespa criou níveis diferenciados de governança corporativa. O nível intermediário desta classificação é o Nível 2, no qual as companhias se comprometem a aceitar as obrigações contidas no Nível 1, mais um conjunto maior de práticas de governança e de direitos adicionais para os minoritários. Os critérios de listagem são:

  • Mandato unificado de 1 ano para todo o Conselho de Administração;
  • Disponibilização de balanço anual seguindo as normas do US GAAP ou IAS;
  • Extensão para todos os acionistas detentores de ações ordinárias das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia e de, no mínimo, 70% deste valor para os detentores de ações preferenciais;
  • Direito de voto às ações preferenciais em algumas matérias, como transformação, incorporação, cisão e fusão da companhia e aprovação de contratos entre a companhia e empresas do mesmo grupo;
  • Obrigatoriedade de realização de uma oferta de compra de todas as ações em circulação, pelo valor econômico, nas hipóteses de fechamento do capital ou cancelamento do registro de negociação neste Nível;
  • Adesão à Câmara de Arbitragem para resolução de conflitos societários.

Nonfarm Payrolls

O Departamento de Trabalho dos EUA divulga mensalmente o número de postos de trabalho criados na economia norte-americana no período analisado, com exceção dos setores de agricultura e pecuária.
A instituição realiza uma ampla pesquisa, entrevistando cerca de 375 mil empresas por mês. Esse índice é bastante acompanhado no mercado, em geral até mesmo mais do que a própria taxa de desemprego, ou unemploymente rate, pois mostra de forma bastante dinâmica a situação do mercado de trabalho.

Nota de Corretagem

Documento que a sociedade corretora apresenta ao seu cliente, registrando a operação realizada, com indicação da espécie, da quantidade de títulos, do preço, da data do pregão, do valor da negociação, da corretagem cobrada e dos emolumentos devidos.

Nota Fiscal

Impresso em papel timbrado e com numeração tipográfica seqüencial que é exigido pelas leis fiscais. A nota fiscal deve relacionar o objeto da venda e seu preço, sendo obrigação do comerciante entrega-la ao comprador da mercadoria.

Nota Promissória

Termo que denomina um título assinado por uma empresa (ou indivíduo) declarando ter emprestado de outra empresa (ou indivíduo) uma certa quantia. Bastante comum entre empresas, que muitas vezes antecipam o recebimento de recursos através da troca das promissórias por um empréstimo ao banco. Como as notas promissórias funcionam como garantia, podendo ser executadas pelo banco em caso de atraso no pagamento, a empresa paga juros mais baixos pela antecipação destes recursos.

Nota Técnica Atuarial

Nome dado ao documento que descreve as atividades assim como todos os aspectos técnicos referentes a um determinado plano de previdência e que estão previstos no regulamento do plano. Trata-se de um demonstrativo do cálculo atuarial feito para controle da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Notas Explicativas

Comentário incluído nas demonstrações financeiras de uma empresa, que visa explicar mais detalhadamente as atividades operacionais e a situação contábil da empresa.

Novo Mercado

O Novo Mercado é um segmento de listagem criado pela Bovespa que diferencia a negociação de ações emitidas por empresas que se comprometem com a adoção de práticas de governança corporativa e abertura de informações adicionais em relação ao que é exigido pela legislação. Para uma empresa entrar no Novo Mercado, ela precisa aderir a um conjunto de regras societárias, conhecidas como boas práticas de governança corporativa, que são muito mais rígidas do que as determinadas pela legislação brasileira. Este conjunto de regras amplia os direitos dos acionistas, melhora a qualidade das informações usualmente prestadas pelas companhias e, ao determinar a resolução dos conflitos por meio de uma Câmara de Arbitragem, oferece aos investidores a segurança de uma alternativa mais ágil e especializada. Para medir a performance das ações que participam deste segmento de listagem, a Bovespa criou o IGC – Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada, que inclui tanto as empresas que aderiram às regras do Novo Mercado, como também aquelas que fazem parte dos Níveis 1 e 2 de Governança Corporativa, que são intermediários entre os padrões que constam da legislação brasileira e aqueles do Novo Mercado.

NPV

Sigla que vem do inglês e significa “Net Present Value”. Ver definição de Valor presente líquido.

NTN – Notas do Tesouro Nacional

Trata-se de títulos de financiamento da dívida do Tesouro que são pós-fixados e possuem várias séries, cada qual com um índice de atualização próprio (IGP-M, dólar, TR, etc).

NTN-B – Notas do Tesouro Nacional Série B

Títulos de renda-fixa emitidos pelo Tesouro Nacional, com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos quando da emissão, em porcentagem ao ano, calculada sobre o valor nominal atualizado. Já o pagamento de juros é feito semestralmente, com ajuste do prazo no primeiro período de fluência, quando couber.

NTN-C – Notas do Tesouro Nacional Série C

Títulos de renda-fixa emitidos pelo Tesouro Nacional, com rentabilidade vinculada à variação do IGP-M, acrescida de juros definidos quando da emissão, em porcentagem ao ano, calculada sobre o valor nominal atualizado. Já o pagamento de juros é feito semestralmente, com ajuste do prazo no primeiro período de fluência, quando couber.

NTN-D – Notas do Tesouro Nacional Série D

Títulos de renda-fixa emitidos pelo Tesouro Nacional, com fator de remuneração pós-fixada resultante da variação da cotação de venda do dólar no mercado de câmbio de taxas livres. A taxa de juro é definida quando da emissão, em porcentagem ao ano, calculada sobre o valor nominal atualizado. Já o pagamento de juros é feito semestralmente, com ajuste do prazo no primeiro período de fluência, quando couber. O primeiro cupom de juros a ser pago contemplará a taxa integral definida para 6 meses, independentemente da data de emissão do título.

NTN-H – Notas do Tesouro Nacional Série H

Títulos de renda-fixa emitidos pelo Tesouro Nacional com remuneração determinada pela variação da TR desde a emissão até o resgate.

Número do Cartão

No Brasil os cartões de crédito têm 16 dígitos. Esse número é impresso no cartão e identifica a administradora a que pertence, assim como a conta onde as operações serão lançadas e a titularidade. Em todo o mundo, não existem dois cartões com números iguais.