Em negocios / noticias-corporativas

Empresas inovadoras brasileiras investem em internacionalização por meio de programas de incentivo na Espanha

Antonio Zubieta, CEO da CoBlue X, iniciou neste mês uma jornada de 12 meses no Programa Connecting Resident Talent, em San Sebastian. A empresa recebeu um aporte 200.000 euros de investimento para iniciar sua operação na cidade espanhola. A CoBlue está entre as 3 selecionadas internacionais para o programa que contou com mais de 300 empresas inscritas em seu processo seletivo.

A expansão internacional de um negócio é certamente algo vantajoso para um empreendimento. Muitas empresas buscam esta oportunidade a fim de -se de reduzir a dependência em relação ao mercado interno, aumentar a produtividade e inovação.

Segundo uma pesquisa sobre internacionalização de empresas, apresentada 2017 pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Estados Unidos, Colômbia, México, Argentina e Emirados Árabes Unidos ocupam os primeiros lugares na internacionalização de empresas brasileiras.

Contudo, novas oportunidades de programas de inovação instituídos pelo governo vem surgindo em todo o mundo e empresas e startups que visam o crescimento acelerado devem estar atentas a isso. Uma das empresas que optou por esse caminho é CoBlue, que desenvolve tecnologias e consultorias para gestão de OKRs - Objectives and Key Results.

Em fevereiro de 2019, Antonio Zubieta, CEO da CoBlue X, inicia uma jornada de 12 meses no Programa Connecting Resident Talent, em San Sebastian. A empresa recebeu um aporte 200.000 euros de investimento para iniciar sua operação na cidade espanhola. A CoBlue está entre as 3 selecionadas internacionais para o programa que contou com mais de 300 empresas inscritas em seu processo seletivo. 

O programa Connecting Resident Talent visa promover uma conexão internacional com talentos locais e gerar novos negócios que tem como base conhecimento e inovação. Da mesma forma, pretende-se favorecer e apoiar as entidades do ecossistema local de inovação que buscam atrair profissionais altamente qualificados. A estratégia gira em torno dos conceitos de "capital humano, competitividade empresarial e coesão territorial".

Especialista em gestão contínua de performance com OKR, a CoBlue vem conquistando grandes clientes em todo Brasil e tem participado de diversos eventos internacionais como Web Summit (Lisboa, PT) e SaaStr 2019 (São Francisco, EUA) preparando-se para a expansão internacional, em 2019.

Zubieta - que tem experiência em empresas globais como IBM e Thosom Reuters - explica que a internacionalização da empresa tem como base um projeto organizado com excelência: “Não bastava ter o primeiro software de OKR do Brasil, desenvolvemos um solução que atende às necessidades da gestão de performance no mundo. Além disso, desenvolvemos um plano de serviços de consultoria e acompanhamento que garantem uma entrega de valor que vai além da tecnologia. Na Espanha, por exemplo iniciaremos com a formação dos líderes e negócios da região”.

Um projeto exponencial construído a muitas mãos, a CoBlue conta com o apoio de grandes agentes do ecossistema de inovação brasileiro como o Bradesco, sendo uma das habitantes do InovaBra e já conta com clientes como Natura, Nextel, RedBull e Gol Linhas Aéreas. 

A participação de programas de inovação instituídos em programas do país para o qual se deseja expandir, pode trazer uma série de informações sobre o novo mercado, tornando a  estratégia de internacionalização mais eficiente. 

Website: http://coblue.com.br

 

Tudo sobre: 

Contato