Oferecido por

Halving do Bitcoin: como tomar boas decisões

Maior plataforma cripto do mundo, Binance reafirma seu compromisso com a educação do usuário às vésperas de um novo halving e em momento de alta no ecossistema cripto

MoneyLab

Produto permite acesso à moeda virtual de maneira regulamentada

Publicidade

O ano tem sido marcado pela alta dos preços dos ativos digitais, que bateram novos recordes de preços. Neste contexto de bull market a Binance, maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas, vem reforçando a importância e seu compromisso com o crescimento sustentável do ecossistema, e destaca a educação como elemento essencial para a tomada de decisões informadas por cada usuário. Hoje, mais do que nunca, DYOR (“faça sua própria pesquisa”) é essencial para os investimentos.

Dia após dia, novos investidores entram no mercado cripto atraídos por ciclos macroeconômicos, eventos e tendências do setor favoráveis que podem influenciar como os investidores percebem alguns ativos. E, consequentemente, impactar os preços. Um dos eventos mais marcantes do momento é o halving do Bitcoin (BTC), quando a remuneração para a mineração de novos BTCs é reduzida à metade e desestimulando a oferta. Nas três edições anteriores, o halving impactou os preços positivamente. Isso, no entanto, não é garantido nesta edição.

Embora a Binance não comente variações de mercado ou faça recomendações sobre qualquer tipo de investimento, Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance para o Brasil, faz uma análise sobre o que o próximo halving do BTC significa para a indústria cripto e o cenário financeiro mais amplo.

“O halving é um evento importante do mercado de criptomoedas por se relacionar ao ativo com a maior capitalização do mercado. Naturalmente, há expectativa positiva em relação ao halving, como aconteceu nos três eventos anteriores, já que por essência gera um choque de oferta. Isso porque a remuneração aos mineradores é cortada pela metade, gerando um desequilíbrio na relação oferta e demanda. No entanto, esse não é o único fator que pode influenciar o preço do BTC. Fatores macroeconômicos ou específicos, como a aprovação de ETFs de BTC à vista nos Estados Unidos neste ano, impactam também na evolução do preço do ativo”, comentou.

É preciso entender o que é o chamado “Halving”

O halving, que ocorre a cada quatro anos, é um evento crucial que reduz pela metade a recompensa pela mineração de novos blocos, diminuindo consequentemente a oferta de novos BTCs. Os halvings essencialmente são deflacionários porque aumentam a escassez da criptomoeda mais popular do mundo, o que pode influenciar a demanda e reforçar ainda mais a narrativa do BTC como ouro digital.

Historicamente, o BTC tem visto aumentos de preço notáveis nos seis meses seguintes a cada evento de halving – de 100% após o primeiro, 36% no segundo e 83% no terceiro. Essas dinâmicas de preços indicam a resposta do mercado à oferta reduzida de novos BTC e uma crescente demanda. Embora o desempenho passado não indique resultados futuros, essas tendências históricas fornecem insights sobre o impacto potencial dos eventos de halving na dinâmica de preços do BTC. Importante destacar que o espaço para o crescimento dos preços depende do sentimento geral do mercado, das taxas de adoção e de outros fatores em jogo durante o período do evento de halving.

Por exemplo, as recentes aprovações de ETFs de BTC spot nos Estados Unidos aumentaram a demanda e ajudaram a expandir o alcance da criptomoeda. Novos ETFs já receberam entradas de bilhões de dólares. Esses fundos negociados em bolsa abrem a possibilidade de investidores tradicionais terem criptomoedas em suas carteiras. Com isso, o investimento direto em BTC e diversos instrumentos regulados passam a coexistir, permitindo estratégias de investimento e se adaptando a diferentes perfis de risco e preferências. Isso sinaliza a possibilidade de uma nova era de adoção e legitimidade, não apenas para o BTC, mas também para o espaço cripto como um todo.

Neste cenário, o halving que acontece em abril de 2024 é único, pois ocorre em meio a uma série de outros eventos significativos no ecossistema cripto em geral.

Embora os pontos acima pareçam oferecer uma perspectiva otimista para o BTC e o mercado cripto em geral, é importante que os investidores, especialmente os recém-chegados ao espaço cripto, gerenciem suas expectativas e sempre tomem decisões informadas. Mudanças imediatas de preço na esteira do halving não são garantidas, e sua importância fundamental se manifestará em tendências mais longas de valor, liquidez, adoção e posição e aceitação da criptomoeda como ativo.

Além do preço do BTC, o halving pode ter efeitos auspiciosos de longo prazo em todo o ecossistema, com benefícios se estendendo a outros ativos e projetos e estimulando a construção de infraestrutura e inovação de produtos no espaço.

Investindo em educação para investir

Nesse contexto, mais do que nunca, é importante que cada usuário faça sempre sua própria pesquisa, analise as propostas das plataformas com base em sua reputação e não se limite a colocar seu dinheiro naqueles que prometem altos retornos imediatos. Tomar decisões com base em informações confiáveis é fundamental para reduzir riscos.

Para quem está começando, a melhor forma de aproveitar os benefícios do mundo cripto é se educar, entendendo as características do mercado e os diferentes ativos disponíveis. É importante entender os fundamentos da tecnologia blockchain, como os diversos tipos de criptomoedas e a dinâmica do mercado, antes de investir em qualquer criptomoeda.

Para aqueles que procuram se aprofundar mais, a Binance Academy, o braço educacional da Binance, oferece uma ampla gama de conteúdo sobre blockchain, criptomoedas e tecnologias relacionadas, para todos os níveis de conhecimento. O conteúdo é gratuito e está disponível em mais de 30 idiomas, incluindo o português brasileiro.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.