EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em negocios / noticias-corporativas

Empresas criam projetos para sobreviventes do câncer

Com o propósito de melhorar a vida de pacientes que passaram pelo Câncer, a Jornada da Inovação 2017, idealizada pela Bristol-Myers Squibb e desenvolvida pela Innovster, foi o resultado de uma experiência única realizada durante três dias, em São Paulo

Realizada entre os dias 31 de novembro e 1 e 2 de dezembro, em São Paulo, no espaço de co-working Spaces, na Vila Madalena, a Jornada de Inovação 2017, proposta e desenvolvida pela farmacêutica Bristol-Myers Squibb, contou com mais de 30 funcionários da farmacêutica, da Microsoft, do Hospital Israelita Albert Einstein e da ONG Lado a Lado, convidados para realizarem juntos projetos capazes de melhorar a vida de pacientes que já passaram por tratamentos contra o câncer. O evento ainda teve a participação de mentores dessas empresas globais, prontos para compartilhar suas habilidades e experiências.

Esta foi a primeira vez que um evento de inovação colaborativo dessa magnitude foi realizado em São Paulo. "Sozinhos nós não vamos chegar a lugar algum, nós precisamos trabalhar em equipe, nós precisamos olhar para todo esse processo como uma cadeia de valores. Juntos nós podemos realmente trazer a inovação que precisamos. Sozinhos não vamos conseguir," diz Gaetano Crupi, presidente da Bristol-Myers Squibb.

Com o propósito de levar inovações para empresas que olham para o futuro e para a sociedade, criando experiências de inovação únicas, a Innovster conduziu o evento sob a orientação de gerentes de projetos experientes. "O que nós criamos nesses três dias foi algo muito maior do que cada uma das cinco empresas, do que cada um dos indivíduos que participaram dos grupos. Não é somente sobre inovação, não é somente sobre colaboração. É algo muito maior: é sobre deixar um legado, é sobre deixar uma marca. Nesses três dias foram criados projetos que podem ajudar centenas, milhares de pessoas que passaram pela experiência com o câncer e muitas que ainda vão passar e irão saber que têm o apoio dos projetos que foram criados aqui", diz Carlos Zago, presidente da Innovster.

No primeiro dia da jornada, já na abertura do evento, era visível a energia dos grupos e a empolgação por estarem trabalhando em prol de uma causa. Os participantes foram estimulados a pensar nos seus entes queridos que já tiveram câncer antes de começarem a trabalhar. Na sequência puderam assistir uma palestra de futurologia, seguida de um workshop de design thinking que durou até o final do dia. Durante o workshop foram formados cinco grupos mistos com os funcionários de cada uma das empresas envolvidas. A tarefa principal dos grupos foi a resolução de problemas. Eles identificaram diferentes problemas em diferentes tipos de pacientes e desenvolveram projetos inovadores com possíveis soluções. Um gerente de projeto acompanhou todos os grupos.

"A inovação precisa de três temperos básicos para acontecer. Ela não acontece sem colaboração, sem um pouco de transgressão e sem perspectivas diferentes. Quando cinco empresas são colocadas lado a lado, com pessoas de áreas diferentes, com expertises diferentes, pensando em conjunto em como resolver o mesmo problema, como atacar um objetivo em comum, a riqueza de ideias é limitada apenas pela criatividade," observa Alessandro Jannuzzi, Diretor de Engenharia e Inovação na Microsoft.

Já no segundo e terceiro dias, os grupos tiveram mais liberdade para escolherem problemas que desejavam atacar e criar projetos que os resolvessem. Durante esses dois dias, executivos das empresas passavam pelos grupos fornecendo mentorias. Ao final da tarde do dia 2, os grupos receberam a visita de facilitadoras gráficas, que os ajudaram a passar as ideias para o papel. "Durante o evento se criou uma rede, e essa rede tem que ser amplificada e ter vida. Estamos criando algo que é muito forte, um novo olhar para a saúde no país," comemora Marlene Oliveira, presidente do instituto Lado a Lado.

Por fim, antes do encerramento do evento, aconteceu um debate entre Gaetano Crupi, Presidente da Bristol-Myers Squibb; Dr. Rafael Kaliks, oncologista do Centro de Oncologia e Hematologia do Einsten; Alessandro Jannuzzi, diretor de Engenharia e Inovação na Microsoft e Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado. O debate foi mediado por Carlos Zago, presidente da Innovster. "A saúde, em sua complexidade, não se faz por um player, por um profissional, por uma atividade isoladamente. Hoje, a gente sabe que as questões ligadas aos desafios futuros da saúde só podem ter sucesso no trabalho em time," comenta o Dr. Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein.

Sobre a Innovster
A Innovster tem propósito de levar inovações e toda sua cultura para empresas que olham para o
futuro, criando experiências de inovação únicas. Seus eventos são destinados à interação de
grandes companhias com o mercado de inovações, startups, thinkers, doers e makers. Acesse:
http://innovster.com/

Sobre a Bristol-Myers Squibb
A Bristol-Myers Squibb é uma empresa global de biofármacos que trabalha para detectar,
desenvolver e entregar medicamentos inovadores que ajudem os pacientes a superar doenças
graves. Para mais informações, visite https://www.bms.com/br

Sobre a Microsoft
A Microsoft foi fundada em 1975 e é uma empresa de tecnologia líder mundial cuja missão e
valores são para ajudar pessoas e empresas em todo o mundo a realizar todo o seu potencial.
Saiba mais em: https://www.microsoft.com/pt-br

Sobre o Hospital Israelita Albert Einstein
O Hospital Israelita Albert Einstein foi inaugurado em 1971. A partir de então, tornou-se referência em tratamentos com tecnologia de ponta e atendimento humanizado e expandiu suas fronteiras com ações de responsabilidade social e atividades de ensino e pesquisa. Acesse:
https://www.einstein.br/

Sobre a Lado a Lado
Há oito anos o Instituto Lado a Lado pela Vida tem se dedicado a levar informação sobre saúde e conscientizar sobre a importância da mudança de hábitos para a adoção de um estilo de vida
mais saudável, focado na prevenção. Para conhecer: https://www.ladoaladopelavida.org.br/

Website: http://innovster.com/

Contato