Em negocios / noticias-corporativas

Cresce o número de contabilistas nos últimos anos

Nos últimos 5 anos, constatou-se a abertura de mais de 22.700 empresas de contabilidade. Tida como uma das formações mais desejadas, o amplo campo de atuação dos contabilistas fomenta a alta empregabilidade do mercado contábil.

Com alta empregabilidade, a contabilidade está entre as formações mais desejadas no mercado brasileiro, devido, sobretudo, ao amplo campo de atuação dos contabilistas, que, dentre outras áreas, atuam na auditoria, no financeiro, no planejamento tributário, a controladoria, no fiscal, no pessoal, no societário e no controle orçamentário.

Dentre os diversos cargos exercidos pelos contabilistas, destaca-se o cargo de analista contábil e de contador, cuja média salarial, segundo pesquisa realizada pela Catho, classificado online de empregos, gira em torno de R$ 3.141,02 e R$ 4.631,28, respectivamente.

De acordo com dados fornecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, até junho de 2019, o número de contabilistas registrados correspondia a 517.857 profissionais, sendo 350.195 contadores e 167.662 técnicos de contabilidade. Ao comparar os dados dos últimos 5 anos, constatou-se também que, de 2014 ao final do primeiro semestre de 2019, houve um aumento significativo de organizações contábeis, indicando a abertura de 22.774 escritórios contábeis durante esse intervalo.

Com a ascensão da profissão, aliada aos avanços tecnológicos, novas oportunidades tem surgido dentro do mercado para estes profissionais. Uma das novidades advindas dessa expansão foi o surgimento de sites e blogs de contabilidade voltados ao ensino e a capacitação profissional em contabilidade, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Como exemplo de exploração dessas novas oportunidades, cita-se o site Contabilização Fácil, desenvolvido a partir da percepção de seu fundador, Tomás Vojta, sobre a ausência de sites que facilitassem o aprendizado das ciências contábeis e ajudassem a esclarecer as dúvidas dos estudantes e profissionais de contabilidade.

Essa iniciativa surgiu quando, no início de sua faculdade, Tómas sentiu dificuldade em entender como funcionavam os lançamentos contábeis. Tendo procurado, sem sucesso, na internet as respostas para suas dúvidas, decidiu criar um site com conteúdo gratuito para ajudar outros profissionais que também tivessem dificuldade para compreender algum tópico. 

Com a ajuda de sua avó, contadora, criou a primeira versão do site, na qual fornecia acesso gratuito a todos os exemplos de operações contábeis. Em poucos meses, atingiu uma média de 500 visitantes por dia. Com o crescimento do website, Tomás, natural da República Tcheca, aonde iniciou seu projeto, decidiu expandir para outros países que não possuíssem projetos similares. A primeira expansão ocorreu na Eslováquia. Após a popularização da plataforma, decidiu expandir para a Rússia, Polônia, França e, por último, Brasil.

Atualmente, seus sites somam 1 milhão de visualizações mensais. Seu maior desafio é levar esse projeto a outros países: adaptar suas ideias de acordo com as particularidades de cada país e achar as pessoas com motivações certas e bom conhecimento.

Hoje, a plataforma atua através da criação de exemplos de operações contábeis, de testes e de artigos, permitindo aos estudantes que aprofundem seus conhecimentos. “O objetivo inicial deste projeto é desenvolver um site de contabilidade para ajudar a esclarecer as dúvidas de estudantes e profissionais a respeito dos mais diversos assuntos do universo contábil. Meu desejo é proporcionar a estas pessoas o entendimento da contabilidade de uma forma mais simples e descomplicada.” – Ressalta Tomas Vojta, fundador da plataforma.

Website: https://www.contabilizacaofacil.com/

 

Tudo sobre: 

Contato