Em negocios / noticias-corporativas

Impressão em papel ainda é essencial para o mercado fotográfico

Fotógrafos profissionais buscam atrair o interesse do cliente na foto impressa, para ampliar gama de produtos oferecidos e obter maior faturamento.

Após o domínio da fotografia digital ao longo das últimas décadas, com câmeras cada vez mais acessíveis além de smartphones aprimorando a qualidade de suas imagens, o mercado profissional de fotografias conseguiu se manter e encontrar certa estabilidade em diversos nichos de mercado, desde a tradicional fotografia 3x4 para documentos, até cobertura de eventos, mercado editorial e materiais para publicidade. Porém para seguir firme nos próximos anos, o setor acredita ser importante estimular o aumento de impressão fotográfica.

Atualmente o segmento que mais cresce é o da fotocabine, semelhante à cabine para fotografia de documentos, porém personalizada para ser utilizada em aniversários e casamentos. Estima-se que hoje há duas mil empresas no Brasil prestando este tipo de serviço, que une a diversão das fotografias digitais, principalmente das redes sociais, que permite o uso de filtros ou de interação com realidade aumentada, com a possibilidade de ter uma lembrança impressa do evento.

As fotocabines mostram que a fotografia em eventos continua sendo um dos principais campos de trabalho para o fotógrafo profissional. Mas agora, para além da fotografia de casamento, o profissional agora busca criar laços com seus clientes para que participe de vários momentos ao longo dos anos, sendo um “fotógrafo da família”, oferecendo serviços, que incluem os produtos impressos, durante a gestação, nascimento, batizado e aniversário, atualizando-se para garantir a fidelidade das famílias a cada novo evento.

Nas lojas, a procura por foto para documentos segue constante, porém a tendência para 2019 é de crescimento para o segmento de gráficas rápidas, que consiga atender tanto as pessoas que buscam guardar em papel as suas fotos preferidas tiradas no smartphone, como também o profissional que precisa de uma de máxima qualidade da foto tirada em sua câmera digital. De olho neste segmento, as fabricantes de impressoras oferecem modelos capazes de oferecer a qualidade de imagem necessária, por um baixo custo de tinta, permitindo assim aumentar a margem de lucro.

“Apesar da alta qualidade das impressoras laser, são as jato de tinta que conseguem oferecer a maior gama de cores, além de garantir ótimos resultados com papéis fotográficos especiais, que possuem maior gramatura e diferentes tipos de acabamento, que não são compatíveis com qualquer tipo de impressora. Com impressoras que contam com tanque de tinta integrado, como as EcoTank L805 e L1800 da Epson, é possível atender a uma vasta gama de clientes, de amadores a profissionais, com qualidade, rapidez e um custo por página que permite uma melhor margem ao cobrar pela média do mercado em cada serviço”, explica Daniel Monteiro da loja online ImpressorAjato.com.

As impressoras Epson EcoTank L805 e L1800 se destacam pela impressão em 6 cores e alta resolução de até 5760 x 1440 dpi. Os kits de garrafas de tinta têm alto rendimento e proporcionam, respectivamente, a impressão de até 1.800 e 1.500 fotos no tamanho 10x15 cm. As tintas corantes garantem cores vivas, secagem instantânea e resistência a manchas e descoloração, para fotos com alta qualidade e longa duração. Além disso, a L805 conta com conectividade wireless, que facilita a impressão a partir de smartphones, enquanto a L1800 imprime até tamanho A3+, proporcionando a oferta de pôsteres e ampliações.

Não só para 2019 como para os próximos anos, o mercado fotográfico deverá ser criativo para oferecer serviços para os mais diversos públicos, com máxima qualidade, rapidez e comodidade para o consumidor final, buscando atrair o interesse no produto impresso, ampliando a gama de produtos e garantindo melhor faturamento.

Website: https://www.impressorajato.com.br/

 

Tudo sobre: 

Contato