Em negocios / noticias-corporativas

Fisioterapia ganha força no tratamento de dores causadas por trabalho

A postura incorreta está entre os principais fatores causadores de afastamentos de trabalhadores com dores nas costas: dados apontam 116 mil pessoas afastadas somente no ano de 2018.

A postura incorreta está entre os principais fatores causadores de afastamentos de trabalhadores com dores nas costas: dados apontam 116 mil pessoas afastadas somente no ano de 2018.

Em média, 40% dos brasileiros se queixam do problema e 36% já convivem com a doença em estado crônico. Por as reclamações serem normais na visão de muitas pessoas, os sintomas nem sempre são levados a sério, mas podem ser o sinal de doenças que podem afetar gravemente a coluna.

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), as dores nas costas já em estado avançado iniciam-se a partir dos 40 anos de idade. Entre as causas, majoritariamente, estão a postura incorreta, falta de exercícios físicos e permanecer sentado por horas na mesma posição.

Devido a esses maus hábitos, a pessoa está sujeita a ter desvio de coluna, hérnia de disco e outros problemas, alguns deles mais simples e outros graves a ponto de ser necessária intervenção cirúrgica.

É importante saber que as dores na coluna podem estar relacionadas às de outras partes do corpo. Os especialistas chamam de bandeira vermelha nas lombalgias. Por exemplo, nos casos de tumor, a coluna é o principal local afetado e as dores podem não cessar nem com medicamentos.

Dor na coluna pode não ser um simples problema

De acordo com os dados da SBOT, inflamações ou infecções podem levar a pessoa afetada a sentir dores na coluna, sintoma que vem acompanhado de febre. Na maioria das vezes, pode-se pensar que não é nada mais que um resfriado, o que leva as pessoas a não procurarem por um médico.

Em alguns casos, as dores nas costas são amenizadas com a administração de medicamentos, e, ao pensar que melhoraram, as pessoas acabam não dando importância e deixam de fazer o tratamento adequado. É muito importante estar sempre atento ao sentir qualquer incômodo na coluna, assim como em outras partes do corpo, já que com saúde não se brinca.

De acordo com especialistas, no caso de sentir dor aguda que acorda a pessoa no meio da noite, é primordial buscar ajuda de um profissional especializado nesse tipo de problema para maior investigação.

Quanto ao tratamento e recuperação, é preciso saber exatamente qual a causa e principalmente o estágio em que se encontra a doença. Em alguns casos serão ministrados medicamentos e, se for necessário, haverá o agendamento de sessões de fisioterapia envolvendo exercícios para corrigir a postura ou até optar por meios cirúrgicos.

Vale lembrar que, no caso de as dores nas costas estarem relacionadas a outros problemas, médicos especialistas encaminham o paciente um profissional do respectivo setor.

Buscar ter hábitos mais saudáveis de vida e manter sempre a postura da forma correta ajuda muito a prevenir sérios problemas que podem afetar a coluna. A prática de exercícios com mais frequência, a redução do peso e evitar o tabagismo também ajuda na prevenção.

Outro fator de grande importância é o tratamento fisioterapêutico, que deve ser realizado por profissionais capacitados que já trabalhem na área e que tenham experiência no assunto. Somente assim poderão saber como lidar com os pacientes específicos de modo que se sintam seguros e confortáveis.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia especializada em reabilitação e prevenção de lesões. A empresa conta com uma equipe de profissionais capacitados em diferentes especialidades fisioterapêuticas e que faz uso de técnicas modernas e eficientes. Além disso, conta com a clínica de Fisioterapia na Vila Olímpia para a praticidade dos moradores do bairro e também de regiões próximas.

Website: http://www.smcare.com.br/

 

Tudo sobre: 

Contato