Em negocios / noticias-corporativas

Consultor indica 7 benefícios de se adotar um sistema de vendas para lojas de roupa, acessórios e calçados

Softwares podem ajudar muito a vida do lojista, conquistar mais clientes e aumentar os lucros.

Quem lida com a administração rotineira de qualquer empresa sabe a enorme quantidade de tarefas e burocracias que surgem a todo momento para serem resolvidas. E muitas com urgência. Não à toa, aqueles que participam de cargos gerenciais costumam ser bastante ocupados e terem menos tempo do que o ideal para fazer o que precisam.

Por isso, a tecnologia vem sendo cada vez mais usada para ajudar e facilitar a vida de empreendedores e empresários em geral que têm pela frente toda a gestão de um negócio durante o dia a dia. E os sistemas de vendas são ideais para lojas de roupa, acessórios e calçados - já que não só agilizam o atendimento e o processamento de dados como também acabam, consequentemente, aumentando a satisfação do cliente e também conquistando mais simpatia e, é claro, lucros, como explica o diretor da Kamaleon TI, Hermano Aragão.

"Há vários motivos que mostram que vale a pena para qualquer lojista investir em softwares de gestão e de vendas, dentre eles planejamento, melhores subsídios para tomada de decisão, minimização de riscos de erro de controle e organização", afirma Hermano.

PLANEJAMENTO
Todo negócio precisa de planejamento estratégico para funcionar de maneira adequada, com objetivos claros e alcançáveis, e também para se antecipar a quaisquer dificuldades que possam aparecer. Não é diferente com o comércio - e talvez nesse setor seja ainda mais necessário planejar para o futuro. "Os sistemas de vendas ajudam bastante a vida do lojista, já que permitem a integração de setores e o cruzamento de dados através de diversas informações que podem ser agregadas e analisadas", comenta Hermano, que possui mais de 10 anos de experiência no setor de TI para empresas. "Assim, é possível saber o que vem dando certo ou errado e pensar nos próximos passos - como e no que investir, ou o que mudar", complementa.

ORGANIZAÇÃO
O simples fato de integrar tarefas administrativas em apenas um software - geralmente acessível de qualquer computador com internet por quem o empresário autorizar - já agiliza bastante a rotina administrativa da loja. "Com as possibilidades que o sistema de vendas oferece, o trabalho de todos os funcionários pode ficar mais organizado, aumentando a agilidade no atendimento e cadastramento de dados e fechamento das vendas", ressalta.

COMUNICAÇÃO
A integração possibilitada pelo sistema também auxilia bastante na comunicação entre pessoas que executem tarefas diferentes dentro da loja. "A praticidade para acessar dados de outros setores facilita a vida de quem precisa de alguma informação com rapidez, seja para atender um novo cliente ou para lidar com fornecedores, fiscais, etc."

CONTROLE
Os sistemas de vendas também permitem que o empresário tenha maior controle sobre tudo que envolve a loja. Justamente pela centralização de informações, é possível acesso fácil e rápido aos números e estatísticas de vendas, o que pode estar faltando ou sobrando no estoque e mais.

"O controle financeiro também é interessante, já que usar um canal centralizado de dados possibilita melhor avaliação das finanças da loja, controlando gastos e reduzindo custos com eficácia", ressalta Hermano.

Os programas do tipo também ajudam a lidar com notas fiscais, emitindo e armazenando as notas com praticidade, além de garantir que esteja tudo adequado à legislação pertinente.

EFICIÊNCIA
Todas as vantagens e benefícios apontados até agora levam a um objetivo maior: a eficiência em geral da loja de roupas, acessórios ou calçados. Com a rotina mais prática e veloz para todos os funcionários envolvidos, a consequência é o melhor atendimento. Tudo porque a equipe de vendas pode ser melhor informada sobre o que está funcionando ou não, além de lidar com um sistema mais fácil e integrado, gerando rapidez no atendimento ao cliente. "E essa rapidez tende a gerar maior satisfação, melhorando a imagem da empresa perante o público, e até levando àquela que é a propagando mais eficiente de todas: o boca a boca", comenta o profissional.

ANÁLISE
A partir de todas as possibilidades de armazenamento, integração e cruzamento de informações que acontecem ao se usar um sistema de vendas, também há ganho em oportunidades de analisar melhor os dados adquiridos e usá-los a favor da loja. Números como taxas de vendas, valores médios, custos gerais e desempenhos da equipe podem ser analisados e, assim, usados para melhorar ainda mais a rotina administrativa, o trabalho de todos e os resultados em geral.

LUCRO
Por fim, é claro que a grande meta de qualquer lojista é lucrar o máximo possível com o que vende - e assim também é para quem trabalha com roupas, acessórios ou calçados. Por isso, "aproveitando melhor os softwares para agilizar e automatizar toda a administração da loja chega-se naturalmente ao melhor desempenho, maior satisfação e, assim, também a maiores lucros", finaliza Hermano.

***
Não faltam razões para apontar as vantagens que existem ao aproveitar o que a tecnologia tem de melhor e instalar um sistema de vendas. Não fique atrás da concorrência e procure o melhor sistema também para a sua loja!
Website: http://www.kamaleon.com.br/

 

Contato