Em negocios / noticias-corporativas

Os benefícios do Treinamento Customizado para empresas

Para especialista, o método facilita a transferência e é a peça-chave para garantir melhores resultados a curto, médio e longo prazo

O treinamento no mundo corporativo exerce um papel mais que fundamental no desenvolvimento de seu capital mais importante: o humano. As empresas são compostas por pessoas e só funcionam e prosperam devido ao esforço de seus colaboradores, por isso a qualificação dos times de trabalho interfere, diretamente, nos resultados corporativos.

No entanto, em um contexto corporativo é preciso reconhecer que cada organização conta com objetivos, cultura, missões, visões e valores diferentes e isso deve ser encarado com muita atenção, pois o que é bom para uma empresa, pode acabar não sendo igualmente satisfatório para outra. É aí que entra a importância de um treinamento customizado.

Como o próprio nome já indica, um treinamento customizado é um processo de educação corporativa que traz a vantagem de desenvolver programas que atendam exatamente, em cada detalhe, as necessidades de uma empresa. Dessa forma, ele consegue ser eficaz ao se adequar às particularidades do negócio, diferentemente dos procedimentos padronizados, que contam com modelos pré-moldados para se encaixarem em contextos diversos.

Ele tratará de forma específica a causa dos sintomas e problemas, através de uma investigação preliminar dos dilemas que estão impactando a equipe e o desempenho almejado. Somente depois é desenhada a ação, sob medida, e a intervenção impactante necessária para a empresa. Assuntos irrelevantes à realidade da operação são descartados, poupando tempo, e a retenção do aprendizado é maior, já que os problemas e exercícios são planejados de acordo com exemplos reais do contratante.

Desenhando as soluções

Para a SG Aprendizagem Corporativa, empresa que oferece treinamentos customizados e cursos de formação para profissionais de RH e T&D, o processo de um treinamento customizado passa por seis etapas distintas e começa ainda antes do desenho do treinamento em si:

  1. Definição: é estabelecido o que se espera do treinamento, os resultados almejados, como será feita a avaliação e a base para o Design de Aprendizagem.
  2. Arquitetura: a andragogia posiciona o participante no centro do processo de design e a solução é centrada na maneira como ele aprende e performa o seu trabalho.
  3. Aprendizado: é a intervenção em si, seja em formato presencial, EAD (Ensino a Distância) ou mista.
  4. Transferência: a equipe da SG lança mão de recursos adicionais que visam à facilitação da absorção do conteúdo e ao incremento da performance como um todo. Ações pós-treinamentos, vídeos, jobs aids dão o tom aqui. É também aqui que entram as ações focadas no entorno desse colaborador e na liderança que deverá dar apoio ao processo de transferência.
  5. Acompanhamento: é nesta etapa que os profissionais da SG asseguram a eficácia do treinamento, fazendo uso de sessões de coaching, mentoring, aplicativos gamificados e acompanhamento em campo.
  6. Análise: aqui é feita a avaliação dos resultados alcançados, documentação e ajustes necessários nos processos corporativos.

“Essa preocupação com a forma com que os treinamentos devem ser desenhados e ministrados é essencial para que o foco do treinamento não seja apenas nos resultados de curto prazo, mas também, e principalmente, na sustentabilidade dos programas de desenvolvimento e, por consequência, do negócio em si”, afirma Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa

Vantagens do treinamento customizado

As vantagens de um treinamento customizado são muitas! Um treinamento feito a partir dos moldes da própria empresa, focando, assim, em suas necessidades, é a peça-chave para garantir melhores resultados a curto, médio prazo e longo prazo. As vantagens desse processo para as organizações e para os seus colaboradores são várias, a começar pelo engajamento, pois times engajados produzem em maior quantidade e com mais qualidade.

Além disso, quando os times recebem o treinamento adequado, a probabilidade de que qualquer um de seus membros saia da empresa é muito pequena. Dessa forma, o negócio consegue driblar um desafio que aflige vários gestores: os altos índices de rotatividade. Outros benefícios que podemos citar é a quebra de rotina, a integração entre os colaboradores inclusive, de diferentes setores, os menores índices de retrabalhos e a economia de tempo e de recursos.

Website: http://www.learningsg.com/

 

Tudo sobre: 

Contato