Em negocios / noticias-corporativas

Em visita ao país, chef suíço compartilha o sabor da gastronomia vegetariana com público brasileiro

A Sapore, companhia que alimenta mais de 20 mil alunos e serve 1,3 milhão de refeições diariamente, trouxe ao país o chef estrela Michelin para capacitar sua equipe, difundindo conceitos de culinária sustentável e livre de proteína animal. A convite de Daniel Mendez, presidente da empresa, o chef também pilotou almoço no Alluier, assim como foi palestrante em fórum de gastronomia e nutrição

O vegetarianismo está longe de ser uma moda passageira. Hoje cada vez mais pessoas estão preocupadas com os alimentos que chegam à sua mesa, seja em casa, em um restaurante ou até mesmo nas escolas. O estilo de vida baseado em não consumir ou utilizar produtos provenientes de animais não para de crescer e gerar novas oportunidades de negócios.

Nos EUA, por exemplo, segundo estudo feito pela Organização Food Revolution, há um aumento de 600% no número de veganos registrado apenas nos últimos 3 anos. Por aqui não é diferente. Segundo pesquisa feita pelo IBOPE, o número de vegetarianos quase dobrou nos últimos seis anos, passando de 8%, ou 15,2 milhões, em 2012, para 14%, ou 29,2 milhões em 2018. Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, esse índice chega a 16%.

De olho nesse mercado, a Sapore trouxe o chef suíço Pietro Leemann do restaurante vegetariano estrela Michelin, Joia, de Milão, ao Brasil, entre os dias 6 e 9 de maio. Em solo brasileiro, Leemann realizou um almoço para mais de 80 convidados do empresário, a fim de mostrar como a cozinha vegetariana pode ser extremamente saborosa e uma opção mais sustentável para o planeta a longo prazo.

“A Sapore é responsável pela alimentação de milhares de pessoas, diariamente, incluindo jovens em formação. Acompanho de perto o cenário da alimentação e vejo com bons olhos chefs e restaurantes que implementam novos cardápios pensando em unir saúde e sustentabilidade, mas sem perder o sabor. Poder contar com o know-how do chef Pietro é realmente um divisor de águas”, ressalta Daniel Mendez, presidente da Sapore.

O empresário teve contato com o chef quando, durante uma viagem, visitou o Joia e se impressionou com a gastronomia vegetariana oferecida ali. O menu conversa com as tendências do setor e com o estilo adotado pela Sapore em uma parcela de suas unidades. Com isso, a companhia convidou Pietro para dar um workshop presencial para a equipe que atende as escolas em São Paulo e no Rio de Janeiro e em formato de videoaulas, que serão replicadas para todos os 15 mil colaboradores da companhia no Brasil, México e Colômbia. O chef falou sobre alimentação saudável e sustentável e degustou o cardápio oferecido em duas escolas, ajudando as equipes a ampliar o menu oferecido com novas alternativas e opções de preparos.

 Há restaurantes dentro de escolas em que o cardápio oferecido às crianças é livre de açúcares, produtos industrializados e ultraprocessados e gorduras trans, a fim de promover bons hábitos alimentares nos pequenos. Por isso, durante sua visita ao Brasil, Pietro visitou duas escolas em São Paulo e no Rio de Janeiro para degustar os menus oferecidos pela Sapore e ampliar as opções vegetarianas. Além da vivência com o time, Leemann também promoveu uma oficina sensorial com os alunos, promovendo maior interação e expandindo o hall de alimentos conhecidos pelos pequenos, que provaram ervas, frutas e vegetais.

 Apto a compartilhar ainda mais conhecimentos, Leemann também gravou videoaulas com receitas e técnicas de preparos para a Escola Sapore, plataforma on-line que treina e capacita os colaboradores por meio de videoaulas e exercícios. Desde a sua criação, em 2015, a Escola Sapore já capacitou mais de 16 mil pessoas, oferecendo mais de 112 mil workshops e mais de 138 mil horas de treinamento.

O chef também participou do 5º Fórum de Gastronomia e Nutrição do Lide, promovido pela Sapore e com curadoria de Daniel Mendez. Neste, Pietro, acompanhado por nutricionistas, médicos renomados, como o endocrinologista Bruno Halpern, e outros grandes chefs, como Laurent Suaudeau, Morena Leite e Vinícius Roro, debateram o rumo da alimentação e da saúde para os próximos anos. Vegetarianismo, claro, foi pauta, mas também como aproveitar melhor alimentos naturais e explorar a sustentabilidade no dia a dia da alimentação.

Website: https://www.sapore.com.br/

 

Tudo sobre: 

Contato