Em negocios / noticias-corporativas

Quais os riscos na hora de escolher a franquia ideal

Um Top 5 dos principais motivos de fechamento das franquias foi elencado pelo Sebrae para alertar novos investidores dos erros que podem ser cometidos ao iniciar a jornada como um novo empreendedor neste tão aclamado segmento.

Konis, yogoberrys, paletas, cupcakes, foodtrucks, hamburguerias, crossfit, a lista de empreendimentos da moda que entram no mercado vivem seu ápice e morrem só aumenta,
Quem busca empreender e não tem muita experiência no assunto, procura nas franquias um investimento mais seguro. Pois como os formatos operacionais já foram testados, é mais difícil que o negócio não dê certo. Além disso, as redes, apoiadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), estão sempre renovando suas estratégias para ajudar os franqueados a atingirem o sucesso. Mesmo assim, por vez ou outra, o negócio pode ir por água abaixo. E é preciso entender que isso também faz parte do jogo do empreendedorismo. Mas afinal, quais são as principais causas que levam ao fechamento de franquias no Brasil?

Os 5 dos principais motivos de fechamento das franquias foi elencado pelo Sebrae para alertar novos investidores dos erros que podem ser cometidos ao iniciar a jornada como um novo empreendedor neste tão aclamado segmento.

O primeiro e mais relevante erro diz respeito ao ponto escolhido para o negócio, cerca de 31% das franquias que encerram as atividades, o faz pela má escolha do ponto comercial, normalmente as franquias escolhem lugares de passagem para que o empreendimento fique sempre a vista do publico, lugares como shoppings, centro de compras ou grande fluxo de carros são pré requisito para uma nova franquia.

O segundo maior motivo de tal insucesso, refere-se a falta de capital de giro, levando assim 28% das franquias que fecham a tal destino, atualmente, há uma onda de linhas de crédito sendo liberadas por bancos, o que acredita-se que diminuirá tal numero.

A terceira causa observada se refere a falta de estratégias comerciais e treinamento dos colaboradores da franquia, por isso escolher uma franquia com um histórico de sucesso em treinamento é fundamental.

Por fim os dois últimos pontos a serem percebidos como fator de insucesso do mercado de franquia temos a sazonalidade e a concorrência desleal, de alguma forma ou outra parte das franquias tem alguma sazonalidade, por isso é importante conhecer o momento financeiro de cada empresa.

No caso da concorrência desleal é necessário manter preços competitivos e diferenciais no negócio, para que a franquia tenha força na hora de disputar o cliente com o animalesco mercado do consumo.

O Diretor de Expansão da rede de franquias Enjoy Inglês profissionalizante Fernando Vieira alerta para a analise e escolha de uma franquia. “Quando se toma a decisão de comprar uma franquia, é preciso escolher muito bem e analisar com critério o modelo de gestão do negócio, é sempre importante conhecer os processos que a franqueadora tem para gerir o negócio a distancia e a participação no dia a dia do negócio”.

Vieira ainda faz uma ressalva sobre novas franquias que não possuem nem unidades próprias para teste e aplicação dos processos sugeridos aos franqueados.

Segundo Oswaldo Segantin Junior, Diretor de Operações e cofundador da rede, a Enjoy Brasil Franchising segue um modelo de gestão compartilhada com o franqueado, acompanhando os resultados em tempo real por meio de um sistema próprio que já custou mais de 1 milhão de reais, desta forma a franqueadora consegue acompanhar praticamente tudo o que acontece dentro de uma franquia da sua rede”.

A Enjoy precisou de 13 anos para desenvolver processos que permitissem a liberdade do franqueado no negócio, e está em constante busca por novos métodos, conceitos, e melhorias do negócio, mas isso tudo é testado nas unidades próprias e só depois levado para as franquias da rede.

Portanto não só o fato de adquirir uma franquia é sinal de 100% de sucesso, conhecer o mercado, conhecer a franquia, processos e resultado das unidades em funcionamento fara o investimento daquele que deseja entrar de cabeça nesse mundo muito mais seguro.

Website: http://www.franquiaenjoy.com.br

 

Tudo sobre: 

Contato