Em negocios / noticias-corporativas

5 estratégias de marketing essenciais em toda empresa

Gestão da marca considera campo de atuação e valores para se comunicar com seus públicos

Ser imediatamente identificável por um determinado público é uma das formas mais eficientes e diretas de garantir mais espaço e relevância no mercado. A fonte utilizada no logotipo da Coca-Cola, por exemplo, é facilmente reconhecida, independentemente de grafar outro conteúdo que não o da marca oficial. Os consumidores lembram-se da marca quando veem algo que se assemelha ao seu padrão de cores e ao seu padrão gráfico, reconhecendo diretamente suas mensagens e materiais publicitários.

Elaborar um padrão de imagens, cores, fontes e regras de comunicação visual compõe a identidade visual corporativa de uma determinada marca ou empresa. Esse conjunto de características diz respeito à forma com a marca será apresentada aos seus públicos e precisa estar embasado em um padrão estético que agrade a esse grupo e também que refletir a imagem que a empresa quer transmitir, baseada em seus valores. Essa estratégia contribui para a criação de uma imagem com a qual o público-alvo pode se relacionar e se identificar, estreitando sua relação e potencializando bons resultados.

"Um design moderno e objetivo se adequa bem à identidade visual corporativa de uma empresa de tecnologia, já que remete à ideia de dinamismo e conhecimento em que se estrutura esse segmento, mas pode ser inadequada para marcas que queiram valorizar tradições e aspectos mais interpessoais, por exemplo", explica Gilnei Silva, responsável pelo segmento branding e design de identidades visuais do Estúdio Gilnei Silva.

Considerando a importância do marketing e da concepção da marca para empresas, o especialista listou 5 estratégias que toda organização de sucesso utiliza:

Foco em branding

Ainda que pareça específico dos profissionais de marketing, o branding é um conceito que está implícito em diversas atividades da empresa. Branding nada mais é do que a gestão da marca, trabalhando-a em todos os seus aspectos possíveis. Atrelar determinados valores que são compartilhados com o público-alvo é a base do branding e afeta todos os processos da empresa. Assim é construído significado para a marca e por sua vez relacionamentos são moldados com as pessoas.

Se um dos aspectos focados na estruturação da marca for a sustentabilidade, por exemplo, uma série de preocupações e de ações devem ser analisadas para que não haja incoerência frente aos consumidores e parceiros.

Naming

O nome de uma empresa diz muito sobre ela, já que pode ser a primeira informação com a qual as pessoas terão contato. Tendo em mãos um plano de gestão da marca, é preciso verificar se o nome escolhido ou vigente realmente demonstra tudo aquilo que se pretende externar.

Vale a pena ainda considerar as possibilidades que esse nome oferece em uma perspectiva mais ampla, como utilização em redes sociais, hashtags, possíveis "subnomes", como os que são dados a certos produtos e campanhas, e ainda eventuais cacofonias.

Identidade visual

Criar um bom material gráfico não depende somente de um profissional que tenha domínio sobre a parte técnica da criação, mas de uma ação ampla e que tenha sempre como referência o branding desenvolvido.

A ideia geral da identidade visual é criar um padrão que reflita bem a imagem da empresa e que permite a identificação rápida. Isso significa que a criação de layouts, materiais de papelaria, posts de redes sociais, correspondência e newsletters devem sempre estar de acordo com a identidade visual da marca, demonstrando a confluência de ideias e a coesão que une os aspectos práticos e ideológicos da marca.

Plano de ação

Criar peças publicitárias isoladas não representa a aplicação de um plano de ação, já que não necessariamente criarão uma mensagem completa e interligada. "Agências de publicidade tradicionais podem até desenvolver peças específicas sob demanda, mas não é dessa forma que um estúdio de branding e design de identidade visual atua. Quando colocadas em sequência, ações ou peças publicitárias devem fazer sentido entre si e expressar aquilo que a marca quis dizer, como uma história em capítulos, destaca Silva.

Integração com arquitetura

A gestão da marca deve considerar que todos os elementos dela devem dialogar, o que significa que todos os setores e departamentos precisam atuar de forma integrada. O espaço físico da empresa deve conter os mesmos elementos das peças gráficas, da mesma forma que a linguagem utilizada em qualquer tipo de comunicação deve ser padronizada, como se todo o conteúdo fosse feito por uma única pessoa.

Saiba mais

O Estúdio Gilnei Silva atua de forma inovadora na criação de identidades visuais e concepção de branding, elaborando métricas e modelos para marcas de vários segmentos. Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido, acesse o site www.gilneisilva.com.

Website: http://www.gilneisilva.com

 

Contato