Em negocios / noticias-corporativas

Como é o marketing para pequenos empreendedores

Para micro e pequenas empresas, os investimentos em marketing precisam ser ainda mais assertivos

A alta competitividade e a rede cada vez maior de produtos e serviços oferecidos no mercado mostram que o investimento em marketing é mais do que necessário: é fundamental para destacar uma empresa dentre tantos concorrentes.

O estudo Marketing Compass, realizado pela empresa Croma Solutions, ouviu diversos profissionais entre anunciantes e agências e veículos de comunicação e constatou que, mesmo com os orçamentos apertados devido à crise econômica no país, 67% das empresas conseguiram manter ou aumentar os investimentos em marketing. As conclusões da pesquisa mostram que, em qualquer setor, a importância atribuída ao marketing é diretamente proporcional aos resultados obtidos pelas empresas.

No caso das micro e pequenas empresas, a forma como se investe em marketing precisa ser ainda mais cautelosa, principalmente para os novos empreendedores. Entre as causas mais comuns que levam os pequenos negócios a fecharem pouco tempo depois de abertos está o marketing ineficaz, acompanhado da falta de planejamento e de uma análise equivocada de mercado.

Para evitar que isso aconteça, especialistas apontam algumas dicas para os micro e pequenos empreendedores:

1. Planejar é preciso!

Como em qualquer etapa de um empreendimento, o planejamento é fundamental. Elaborar um bom plano de marketing ajuda o empreendedor a quantificar os investimentos necessários e a traçar metas de acordo com as ferramentas de marketing que ele terá em mãos.

Uma ideia genial de negócio pode se tornar um fracasso em pouquíssimo tempo caso o empreendedor não entenda a relevância de uma boa estratégia de marketing. A compreensão de que o marketing é responsável por consolidar a imagem de uma empresa no mercado, e não apenas "fazer propaganda", pode ser o fator que leva um empreendimento ao êxito.

2. Quem é o meu cliente? E o meu concorrente?

Essas são perguntas que todo empreendedor precisa se fazer ao abrir o próprio negócio. É preciso ter uma noção muito clara sobre quem é o público-alvo do produto ou serviço que está sendo oferecido e quais são as demandas desse público.

Além disso, geralmente as pequenas empresas estão inseridas em um nicho de mercado onde já há outros concorrentes. Identificar as lacunas que ainda não foram preenchidas é uma das etapas para mostrar qual é o diferencial desse novo empreendimento e isso só é possível com uma estratégia de marketing bem executada.

3. Aliança entre clássico e moderno

As principais tendências do marketing estão se voltando para o marketing digital e é claro que é muito importante marcar a presença de um empreendimento no universo online. Contudo, estratégias mais tradicionais, como o marketing impresso, não podem ser negligenciadas. "Embora cada vez mais pessoas estejam conectadas aos seus celulares e computadores, muitas vezes um folheto ou flyer pode ter um alcance mais objetivo do que um anúncio por e-mail, por exemplo", explica Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi (https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/). O segredo está em aliar as diferentes estratégias de marketing em suas respectivas plataformas, combinando o clássico e o moderno para atingir as metas desejadas.

4. Relacionamento com o cliente

Qualquer estratégia de marketing, por mais bem elaborada que seja, não alcançará nenhum resultado positivo se o empreendedor não buscar um feedback do seu público ou se não der a ele a devida consideração. Quando um cliente se sente contemplado, não apenas por ter acesso ao produto ou serviço que precisava, mas por ter recebido um atendimento pré e pós-venda que o valoriza como cliente, ele se torna a mais eficaz das ferramentas de marketing. Não basta, portanto, que o consumidor em potencial conheça o produto ou serviço que está sendo oferecido; o objetivo é que ele consuma, goste e volte, de preferência, trazendo outros consumidores com ele.

Saiba mais sobre a Gráfica Eskenazi

A Gráfica Eskenazi possui seu próprio parque gráfico, com infraestrutura de 12.000m² e mais de 60 anos de tradição no mercado gráfico brasileiro. Por meio da Gráfica online , atende 100% do território nacional, com frete grátis e atendimento cordial e personalizado através do próprio site e também pelo 0800-772-1818.

A Gráfica Eskenazi disponibiliza, também de forma gratuita, um kit de amostras para que você tenha certeza da qualidade dos produtos. Para ter mais informações e solicitar orçamento, acesse https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/.

Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br

Contato