Em negocios / noticias-corporativas

Startup de RH usa dados para ajudar empresas a melhorar suas ações de Gente e economizar com turnover

A Vaipe é uma ferramenta de pesquisa de clima, avaliação de desempenho, termômetro de engajamento e mapa de influenciadores que já conta com 25.000 respostas de colaboradores

A Vaipe é uma startup brasileira de tecnologia voltada para soluções de recursos humanos - HR Tech - em atuação desde fevereiro de 2017. Por meio de uma plataforma online, oferece serviços de pesquisa de clima organizacional automatizada, termômetro de engajamento dos colaboradores, mapa de influenciadores corporativos, avaliação de desempenho entre outras.

Com a missão de desenvolver soluções para desenvolver pessoas, a Vaipe já conta com mais de 25.000 respostas de colaboradores na plataforma que participam da pesquisa de clima contínua. Ela funciona de maneira simples e automática: com uma pergunta sim ou não diferente a cada semana (São 53 perguntas no total) e uma pergunta de eNPS (employee Net Promoter Score, mensura a lealdade e engajamento dos funcionários da empresa) por mês, o responsável pelo RH, dono da empresa ou até mesmo os gestores de cada equipe conseguem ter a visão do clima organizacional. "As perguntas são enviadas para os colaboradores por e-mail ou SMS e o anonimato de cada respondente é garantido. Nós compilamos os resultados e os apresentamos de uma maneira simples e intuitiva na nossa plataforma em tempo real", explica Adriana Barbosa, CEO e Fundadora da Vaipe.

Os colaboradores respondentes também contam com um espaço para enviar um feedback opcional por escrito para justificar sua resposta. Os resultados aparecem em um relatório que pode ser baixado na plataforma. "É uma maneira de complementar ou pontuar especificamente algum problema ou elogio. Hoje, 66% dos feedbacks por escrito são positivos", complementa Adriana. Além disso, o administrador consegue responder os comentários e manter um chat anônimo com o colaborador, assim questões delicadas conseguem ser endereçadas.

Toda pesquisa é comparada a média do mercado brasileiro para as perguntas de clima e eNPS. Por exemplo, para a pergunta "O seu potencial é bem aproveitado na sua função atual" feita em dezembro de 2017, 32% dos colaboradores de todas as empresas cadastradas responderam que não e 68% responderam sim. "Fornecemos o feedback não só de questões específicas dentro de cada empresa, mas também trazemos a visão ampliada de como você está posicionado no mercado. Isso é uma informação valiosa para a gestão da empresa na hora tomar decisões estratégicas", comenta Adriana.

Além disso, a plataforma também conta com o mapa de influenciadores corporativos, que funciona com uma metodologia de avaliação de colega inspirador. Mensalmente os colegas indicam quem foi a pessoa que mais inspirou dentro da empresa. Os comentários são trocados entre os colaboradores, incentivando a troca de feedbacks positivos. Dentro da plataforma, o administrador tem a visão de quem são os grande influenciadores, pessoas importantes para momentos de change management, por exemplo.

Recentemente, a Vaipe lançou sua própria metodologia de avaliação de desempenho, testada e criada a partir da análise de empresas já clientes da plataforma: "76% dos colaboradores cadastrados na plataforma da Vaipe são millenials . Ao analisar os resultados, percebemos que um dos pontos mais demandados por essa geração profissional é plano de carreira. A avaliação de desempenho com foco em identificar quais são as lacunas de aprendizado e comportamento é uma ferramenta poderosa para se traçar planos de desenvolvimento individual.", explica Adriana sobre a relevância da nova ferramenta.

A nova avaliação de desempenho foca em um novo modelo de performance: avaliar recorrentemente, seja trimestral ou semestral, os membros das equipes e não apenas uma vez por ano. Com menos perguntas, mais objetiva e a possibilidade de avaliar qualquer pessoa da organização, esse modelo traz uma visão ampliada e mais fiel possível da realidade sobre o desenvolvimento dos colaboradores. Segundo dados da plataforma da Vaipe, até 69% dos colaboradores recebem avaliação espontânea de outras pessoas da empresa, o que ajuda a reduzir o viés negativo ou positivo das avaliações 90º gestor-colaborador.

Para começar a usar a plataforma é bem simples: basta cadastrar sua empresa pelo site da Vaipe (www.vaipe.com.br), subir a lista de colaboradores que receberão as perguntas e testar por 7 dias grátis. Se preferir, mande um e-mail para fale@vaipe.com.br e agende um bate-papo.

Sobre Adriana Barbosa
Adriana Barbosa é Fundadora e CEO da Vaipe. Também fundou e atuou como CEO da payleven/SumUp – fintech de pagamentos móveis por 4 anos. Fez parte da equipe fundadora da Mobly e já trabalhou como consultora estratégica focada em produtos e serviços financeiros da A.T. Kearney e KPMG (Panamá). É formada em Administração de empresas pela FGV-EAESP e Mestranda em Marketing pela FEA-USP.

Website: https://vaipe.com.br

 

Contato