Notícias Corporativas

OFERECIDO POR
Arte e Entretenimento

Elaborar projetos apresentam bons resultados na Captação de Recursos

Por que a realização deste trabalho é importante? Como ele pode contribuir para o tema em questão? Quais os motivos que levam a instituição a trabalhar neste projeto?

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Uma pesquisa realizada entre junho e julho de 2017, em 12 capitais brasileiras, envolveu uma amostra de 10.630 entrevistados, em 990 pontos diferentes procurando conhecer hábitos e interesses das pessoas para as mais variadas artes, equipamentos e manifestações culturais.

A pesquisa feita pela J Leiva, em parceria com o Data Folha, foi realizada em 12 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e São Luís. Do público entrevistado, 53% eram do sexo feminino e a faixa etária preponderante (22%), tinha entre 25 a 34 anos. Além disto, como dados de perfil sociodemográfico, entre os entrevistados, 47% ocupam a Classe C em média salarial, 37% possuem apenas Ensino Médio e 48% sempre têm acesso à Internet.

Além disto, com esta pesquisa, que foi realizada através de questionário aplicado pessoalmente, conseguimos perceber que ler livros é a atividade cultural preferida, com 68%, seguida do cinema que têm 64%. Os concertos de música clássica ocupam a lanterna, representando apenas 11%. Entre esta exclusão, podemos verificar que 70% destas pessoas, que não frequentam este hábito, são jovens entre 16 e 24 anos.

PUBLICIDADE

Para Schirley Karine Fischer, Coordenadora de Projetos na Squadra Consultoria, temos muitas dificuldades em encontrar estatísticas e informações que permitem com que possamos embasar os projetos, adequando os mesmos ao que o público está buscando. “Não temos dados confiáveis de tudo que acontece com os Programa Culturais. Sabemos que ao falar de projetos e ao pensar em elaborar algum, temos que saber onde estamos e o que pretendemos almejar para delinear metas e ações para atingir os objetivos propostos”, comenta a coordenadora. 

Festas Populares e Shows ocupam a 4º e 3º colocação, respectivamente, isto porque 72% dos entrevistados buscam atividades culturais gratuitas e mais gratuitas que pagas. Homens, jovens, com nível superior e é de classes A e B são os mais presentes. E também observamos que o estudo estimula o acesso à cultura, mesmo entre pessoas de igual classe econômica.

De posse de informações e pesquisas, fica mais fácil de realizar a fundamentação teórica dos projetos, porém o primeiro passo ainda é definir o tema do seu projeto. Com o tema do projeto escolhido, é hora de colocar o projeto no papel. Cada edital de seleção traz as especificidades que devem constar no projeto.  Por isso, é muito importante ler com atenção as regras do programa ao qual pretendemos inscrever o projeto.

Mas, basicamente, um projeto deve conter: introdução, justificativa, objetivo geral, objetivo específico, metodologia, público alvo, resultados e bibliografia. 

Falando em acesso à cultura, as propostas enviadas ao Ministério da Cultura (MinC), por exemplo, podem abranger diversos segmentos culturais, como espetáculos e produtos musicais ou de teatro, dança, circo, literatura, artes plásticas e gráficas, gravuras, artesanato, patrimônio cultural (museus) e audiovisual (como programas de rádio e TV).

Por que a realização deste trabalho é importante? Como ele pode contribuir para o tema em questão? Quais os motivos que levam a instituição a trabalhar neste projeto? As respostas a essas perguntas compõem a justificativa do projeto. Ela é uma parte crucial do projeto, já que demonstra a relevância da proposta. 

PUBLICIDADE

O objetivo geral é o resultado mais amplo que se pretende obter ao final do projeto. Já os objetivos específicos são um detalhamento do objetivo geral.

Também chamada de Método ou Procedimentos Metodológicos, essa parte sinaliza quais serão as técnicas que serão utilizadas para o alcance dos objetivos do projeto. Basicamente, este é o momento em que se descreve como o projeto será realizado na prática. 

Espaço que permite que exposição ao agente financiador, dos resultados que se espera deste projeto, ou seja, seguindo a metodologia proposta e atingindo os objetivos propostos, serão alcançados os seguintes resultados….

Portanto, a correta elaboração de projetos é fator essencial para todos aqueles que, de alguma forma, desenvolvem atividades relacionadas a captação de recursos.

Website: https://www.consultoriasquadra.com.br/servicos-terceiro-setor/ajudamos-voce-a-aprovar-seu-projeto-na-lei-rouanet-elaborar-projetos-na-lei-rouanet-26/