Em negocios / noticias-corporativas

Os 10 anos de Marketing Digital no Brasil – Um mercado em crescente expansão

Não se sabe exatamente o que o futuro reserva para as novas tendências e estratégias, ainda que já existam estimativas sobre as tendências para as próximas décadas, mas uma certeza é que 2019 será um ano em que esse mercado crescerá ainda mais no Brasil. Trabalhos como os da Agência Espalhando são um exemplo de sucesso para diversas marcas.

Em 2009 não se imaginava que o marketing digital se tornaria o principal investimento de publicidade no Brasil, mas dez anos depois, dados apontam que essa não é apenas a preferência da maioria dos empresários, como também uma tendência para o crescimento do mercado. É um dos poucos setores que, mesmo com a economia em recessão, continuou crescendo. Não é para menos, afinal 87% dos brasileiros utilizam algum tipo de rede social hoje em dia, que é um dos canais mais importantes de comunicação com o público.

E por mais que pareça que esse é um fenômeno que ocorreu da noite para o dia, existe uma forma muito simples de explicar esse grande crescimento do marketing digital no Brasil. Enquanto o grande mercado ainda não prestava atenção nesse movimento, no ano de 2009 já existiam agências pensando em estratégias de marketing digital e apostando no futuro. É o caso da Agência Espalhando, que tem como o seu principal atrativo a especialização em SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que visam a otimização de sites e redes sociais através de diversos tipos de técnicas. Hoje em dia uma referência quando se fala no assunto, o idealizador da agência, Flávio Muniz, fala sobre o que o levou a apostar nesse mercado que ainda era instável na época. “A internet sempre foi uma grande aposta para o futuro e como profissional de marketing isso parecia o certo a se fazer na época. O marketing digital também estava começando a dar frutos fora do Brasil e eu me atentei a isso rapidamente”, afirma Flávio.

Mas o trabalho de muitos anos de algumas agências não é a única explicação para o sucesso desse segmento hoje em dia, o costume das pessoas com as estratégias de marketing digital também tem ajudado bastante. Estima-se que mais de 70% dos internautas já fizeram algum tipo de compra após uma campanha de e-mail, marketing, o que indica que é um recurso que também tem futuro.

E quem pensa que trabalhar com Consultoria em marketing digital e SEO é algo totalmente pragmático, se engana. O segmento é volátil assim como a internet e passa por constantes mudanças, o que obriga as agências a se renovarem cada vez mais rapidamente. “A forma como o conjunto de práticas do SEO se transforma é assustador. Temos que aprender novas técnicas, novas estratégias todos os dias para nos mantermos dentro desse mercado. Por isso o aprendizado é eterno, todo dia tem uma lição nova”, conta Flávio Muniz.

Não se sabe exatamente o que o futuro reserva para as novas tendências e estratégias, ainda que já existam estimativas sobre as tendências para as próximas décadas, mas uma certeza é que 2019 será um ano em que esse mercado crescerá ainda mais no Brasil. Trabalhos como os da Agência Espalhando são um exemplo de sucesso para diversas marcas, o que acaba atraindo não apenas novos clientes, mas também novos investidores que veem o mercado com ótimos olhos.

O certo é que se deve ficar atento às tendências de mercados já mais evoluídos como os da América do Norte, por exemplo, sem deixar de levar em conta o fator cultural do Brasil e as peculiaridades do nosso mercado. “Mesmo depois de 10 anos dentro de um segmento tão novo ainda não dá para dizer que ganhamos o jogo, é necessário entender como o mercado está se desenvolvendo para poder entrar nele. Eu sinto que esse é apenas o começo, na verdade. ” Descreve Flávio Muniz, com um tom otimista e bem-humorado sobre o futuro de sua agência e do marketing digital no Brasil.

Website: https://divulgar-site.com/

 

Tudo sobre: 

Contato