Balanços em destaque

Confira o calendário de resultados do 3º trimestre de 2021 da Bolsa brasileira

Safra de balanços deverá delinear os impactos nas companhias do processo de abertura da atividade econômica, com avanço da vacinação

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Começa nesta sexta-feira (22) a safra de balanços do terceiro trimestre das empresas listadas na Bolsa brasileira, a B3 (B3SA3).

Mais do que trazer para analistas e investidores o tradicional panorama das demonstrações financeiras e de balanços patrimoniais, esta safra de resultados corporativos deverá delinear os impactos nas companhias do processo de abertura da atividade econômica, por conta do avanço do processo de vacinação.

Assim, os números de receita, geração de caixa e resultado líquido devem trazer menores distorções por conta dos efeitos da pandemia, que atingiram os balanços das empresas, sobretudo, nos seis primeiros meses do ano passado, prejudicando a base de comparação com o mesmo intervalo deste ano.

Outro ponto de atenção se dará nas declarações dos executivos das empresas durante as teleconferências de resultados, que serão promovidas em seguida à divulgação dos balanços financeiros.

Dessa forma, será possível ter uma percepção de quais empresas e setores estão com melhores perspectivas em relação ao cenário econômico, seja para o último trimestre deste ano quanto para 2022.

Calendário de resultados do 3º trimestre

Isolado na primeira semana, nesta sexta-feira (22), saem os números da Hypera (HYPE3), que serão conhecidos após o fechamento do mercado.

Entretanto, a partir da semana seguinte, pesos pesados vão divulgar seus balanços, com destaque para Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), com seus balanços saindo na quinta-feira (28), após o fechamento dos mercados.

Mas, nessa última semana de outubro, merecem atenção dos investidores na segunda-feira (25), EDP (ENBR3), EcoRodovias (ECOR3) e TIM (TIMS3).

Já na terça-feira (26), os destaques ficam por conta de Localiza (RENT3), Klabin (KLBN11), Banco Inter (BIDI11) e Marfrig (MRFG3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quarta-feira (27), será a vez dos balanços de Gerdau (GGBR4), Lojas Renner (LREN3), Banco Santander Brasil (SANB11), WEG (WEGE3), Telefonica Brasil (VIVT3), Dexco (DXCO3), Movida (MOVI3) e Multiplan (MULT3).

Enquanto isso na quinta-feira (28), além de Vale e Petrobras, apresentam seus resultados Suzano (SUZB3), CTEEP (TRPL4), Assaí (ASAI3), Ambev (ABEV3), Alpargatas (ALPA4), Fleury (FLRY3) e Grendene (GRND3).

Por fim, na sexta-feira (29), serão conhecidos os números de Usiminas (USIM5) e Irani Papel e Embalagem (RANI3).

Leia mais: Análise de balanços: o que Warren Buffett avalia nas empresas investidas?

Balanços de novembro do 3º trimestre

Com o ingresso do mês de novembro, os resultados avançam de forma mais consolidada e pulverizadas. Veja a previsão, que pode ser alterada pelas empresas, da divulgação dos resultados dos principais balanços por setores:

Resultados de bancos e financeiro

Após a Inter e Santander, a primeira semana de novembro, logo depois do feriado, começa com os resultados, na quarta-feira (3), de Cielo (CIEL3) e de Itaú Unibanco (ITUB4). No dia seguinte, na quinta-feira (4), será a vez do Bradesco (BBDC4).

Já na segunda semana de novembro estão reservadas as divulgações de BB Seguridade (BBSE3), Itaúsa (ITSA4) e Banco do Brasil (BBAS3), na segunda-feira (8); e do Banco BTG Pactual (BPAC11), na terça-feira (9).

Finalizando os resultados dos principais balanços financeiros, na quarta-feira (10), saem Banrisul (BRSR6), SulAmerica (SULA11) e IRB Brasil (IRBR3), enquanto na quinta-feira (11) a B3 (B3SA3) divulga seus resultados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agro, alimentos e bebidas

Em novembro, os resultados em destaque de agro e alimentos são os de Minerva (BEEF3) e BrasilAgro (AGRO3), na quinta-feira (4), e de M Dias Branco (MDIA3), na sexta-feira (5).

Já na semana seguinte será a vez de SLC Agricola (SLCE3), BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3), ambos na quarta-feira (10).

Construtoras e shoppings

Na quinta-feira (4), os principais balanços esperados são os de BR Properties (BRPR3), Tenda (TEND3) e JHSF (JHSF3), enquanto no dia seguinte devem sair os números financeiros de Iguatemi (IGTA3).

No entanto, a maior parte dos principais balanços está concentrada na segunda semana de novembro: quarta-feira (10), com Even Construtora (EVEN3), Gafisa (GFSA3) e MRV Engenharia (MRVE3); quinta-feira (11), com EzTec (EZTC3), Tecnisa (TCSA3) e Cyrela (CYRE3); e, sexta-feira (12), BR Malls (BRML3).

Elétricas, saneamento e Petróleo

Na primeira semana de novembro, na quarta-feira (3), devem sair os balanços de AES Brasil (AESB3) e Petro Rio (PRIO3), enquanto na quinta-feira (4) de Engie Brasil (EGIE3) e Eneva (ENEV3).

Entre as elétricas, na quarta-feira (10), estão previstos os resultados de Copel (CPLE6), Taesa (TAEE11), Eletrobras (ELET3) e Equatorial (EQTL3); na quinta-feira (11), de CPFL (CPFE3) e Light (LIGT3); e, na sexta-feira (12), de Omega Geracao (OMGE3) e Energisa (ENGI3).

Na área de energia destaques ainda para Enauta (ENAT3) e 3R Petroleum (RRRP3), na quarta-feira (10); Cosan (CSAN3), na sexta-feira (12); e PetroReconcavo (RECV3), terça-feira (16).

Por fim, os principais balanços de saneamento saem na quinta-feira (11), com Sabesp (SBSP3) e Sanepar (SAPR4), e, na sexta-feira (12), com Copasa (CSMG3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Varejo e tecnologia

Outro setor monitorado como uma lupa é o de varejo, que concentra grandes companhias e dita os rumos do consumo e do PIB.

Na volta do feriado, na quarta-feira (3), as divulgações de Magazine Luiza (MGLU3), de GPA (PCAR3) e de Pague Menos (PGMN3) movimentam os investidores.

Enquanto isso, na semana seguinte, na segunda-feira (8), serão conhecidos os números de Lojas Marisa (AMAR3) e Lojas Quero Quero (LJQQ3); e na terça-feira (9) de Atacadão/Carrefour Brasil (CRFB3) e Raia Drogasil (RADL3).

Mas a maioria dos balanços do setor sairá na quinta-feira (11), com Americanas SA (AMER3), Lojas Americanas (LAME4), Grupo Mateus (GMAT3), Guararapes/Riachuelo (GUAR3), Natura&Co (NTCO3), Grupo Soma (SOMA3), Via (VIIA3), C&A Modas (CEAB3), Grupo SBF/Centauro (SBFG3).

Os balanços de tecnologia estarão concentrados na quarta-feira (10), com TOTVS (TOTS3), Positivo Tecnologia (POSI3), Valid  (VLID3) e Locaweb (LWSA3).

Transporte, indústria e siderurgia

Concentrando pesos pesados da bolsa, o setor industrial terá na quarta-feira (3) a divulgação dos resultados de Marcopolo (POMO4), Ultrapar (UGPA3), CSN Mineração (CMIN3) e Cia Siderúrgica Nacional (CSNA3); e, no dia seguinte, quinta-feira (4), de Embraer (EMBR3).

Semana seguinte, na terça-feira (9), será a vez de Braskem (BRKM5) e Taurus (TASA4), e Vibra, ex-BR Distribuidora, (BRDT3). Já na quinta-feira (11) estão previstos os balanços de Unipar Carbocloro (UNIP6) e Bradespar (BRAP4).

Ainda no segmento de transportes, destaques na quinta-feira (11) para Azul (AZUL4), CCR (CCRO3), Rumo (RAIL3), Randon (RAPT4) e SIMPAR (SIMH3).

Educação e saúde

Entre as educacionais, YDUQS (YDUQ3) abre os resultados do setor na segunda-feira (8); Ser Educacional (SEER3) e Cogna (COGN3) soltam balanço na sexta-feira (12); e Anima Holding (ANIM3) encerra na terça-feira (16).

Já no setor de saúde, na primeira semana de novembro, saem os números de Rede D’Or (RDOR3), na quarta-feira (3).

Na segunda semana de novembro será a vez, na quarta-feira (10), de Instituto Hermes Pardini (PARD3) e Notre Dame Intermédica (GNDI3); na quinta-feira (11), de Alliar (AALR3), Qualicorp (QUAL3) e Hapvida (HAPV3); e, por fim, na sexta-feira (12), Kora Saúde (KRSA3).

Mais balanços em destaque

Também merecem a atenção dos investidores os números dos balanços de Burguer King Brasil (BKBR3), na quinta-feira (4); da Vulcabras (VULC3), na terça-feira (9); e Sinqia (SQIA3) na quarta-feira (10).

Já na quinta-feira (11), saem os resultados de CVC (CVCB3), Neogrid (NGRD3), Enjoei (ENJU3) e Mills (MILS3), enquanto na sexta-feira (12) serão conhecidos os resultados financeiros de Priner (PRNR3) e IMC (MEAL3).

Por fim, fechando a safra, na terça-feira (16), devem ser publicados os balanços de Mosaico (MOSI3), Méliuz (CASH3) e Petz (PETZ3).

Confira a lista completa dos resultados trimestrais*:

Fonte: B3, Bloomberg e XP Investimentos; *datas ainda passíveis a alterações a depender das mudanças anunciadas pelas empresas ao mercado.

Curso inédito “Os 7 Segredos da Prosperidade” reúne ensinamentos de qualidade de vida e saúde financeira. Faça sua pré-inscrição gratuita.