Sigla: ITSA4

Tipo: AÇÕES

A Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – é uma holding pura de capital aberto. Ela é responsável por todas as decisões financeiras e estratégias do conglomerado, que abarca 10 empresas. As principais companhias investidas pela Itaúsa são, no segmento financeiro, Itaú Unibanco Holding S.A. e suas controladas Banco Itaú e Banco Itaú BBA. No setor não financeiro se destacam Duratex, Alpargatas, NTS e Itautec.

Listada no mercado à vista da B3 com ações preferenciais (ITSA4) e ordinárias (ITSA3), a Itaúsa também está no mercado fracionado (ITSA4F e ITSA3F).

Presente na carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI), a Itaúsa foi incluída pela primeira vez em 2003. Este é considerado o principal ranking de sustentabilidade empresarial do mundo. Integrada por 317 empresas de 30 países, a carteira conta com apenas 7 brasileiras.

A Itaúsa também está presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, para a qual foi selecionada pela primeira vez em 2006. A holding ainda figurou o ranking de “Mudanças Climáticas” na categoria Leadership, avaliada pelo CDP (Carbon Disclosure Projet) Latin America em 2018.

O início da Itaúsa ocorreu com a criação do Banco Federal Itaú de Investimentos S.A, em 1966. A empresa surgiu como sociedade anônima de capital aberto, com o objetivo de realizar operações de participação ou de financiamento.

A holding mudou seus objetivos ao longo do tempo e deixou de lado a atuação como banco de investimento. Em 1974 mudou a denominação para Investimentos Itaú S.A. O objetivo social passou a ser de apoiar as empresas privadas nacionais de cujo capital participava.

Foi em 1991 que se decidiu pela denominação atual, Itaúsa, que logo se consolidou enquanto marca no mercado.

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!