15 governadores são eleitos no primeiro turno; 12 estados terão nova eleição no dia 30

Em São Paulo, Garcia fica de fora da disputa e encerra hegemonia tucana no estado; na Bahia, ACM Neto contraria pesquisas e fica atrás de Jerônimo, do PT

Anderson Figo

Com quase todas as urnas apuradas no país, 15 governadores foram eleitos em primeiro turno nas Eleições 2022. Entre eles, 12 foram reeleitos. Já em 12 estados haverá nova eleição para governador no dia 30 de outubro.

Em São Paulo, onde haverá segundo turno entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), a surpresa ficou com o fato de o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), ficar de fora da disputa. Marca uma mudança importante no maior colégio eleitoral do país, que vai deixar de ser governado por um tucano depois de 28 anos.

Na Bahia, as urnas também mostraram um cenário bastante diferente do que apontavam as pesquisas de intenção de voto. Haverá segundo turno no estado entre o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil). Jerônimo teve 49,45% dos votos, enquanto ACM Neto ficou com 40,80%.

Até então, as pesquisas na Bahia indicavam vantagem de dois dígitos de ACM Neto sobre o candidato petista, embora mostrassem uma tendência de queda para o candidato nos últimos meses. Pesquisa Ipec divulgada ontem (1) mostrava ACM Neto com 51% das intenções de voto contra 40% de Jerônimo — uma diferença grande em relação ao que foi registrado nas urnas.

Entre os candidatos reeleitos, a vitória de Cláudio Castro (PL) no Rio de Janeiro fortalece a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, que também disputará segundo turno, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em discurso, Bolsonaro também sinalizou ter interesse no apoio de Romeu Zema (Novo), governador reeleito em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país.

Veja abaixo as 15 unidades federativas que elegeram governadores em primeiro turno neste domingo (2):

*(R): Reeleito

Veja abaixo as 12 unidades federativas onde haverá segundo turno para governador em 30 de outubro:

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.