Candidatos à Presidência da República votam no primeiro turno

Em primeiro lugar nas pesquisas, Lula (PT) votou em São Bernardo do Campo (SP); já Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, votou na capital do RJ

Anderson Figo

Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votam no primeiro turno (Reprodução)

Candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022 já registraram seus votos no primeiro turno. O horário de votação termina às 17h (de Brasília) no Brasil inteiro.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou em São Bernardo do Campo (SP), no ABC paulista. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, votou na capital do Rio de Janeiro.

A senadora Simone Tebet (MDB) votou em Campo Grande (MS), assim como a também senadora Soraya Thronicke (União Brasil). Já Ciro Gomes (PDT) votou em Fortaleza (CE) e Felipe d’Ávila (Novo) votou em São Paulo (SP).

Pesquisa do Instituto Ipec divulgada ontem (2) mostrou o ex-presidente Lula com 47% das intenções de voto (51% dos votos válidos), seguido por Bolsonaro, com 34% (37% dos votos válidos).

Em seguida, Ciro Gomes PDT) aparece com 5% das intenções de voto (5% dos votos válidos); e Simone Tebet (MDB), também com 5% (5% dos votos válidos).

Leia também:

Lula

Acompanhado da esposa, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, Lula afirmou após votar que “essa é a eleição mais importante”. A jornalistas, ele disse que há quatro anos ele não pôde votar porque “tinha sido vítima de uma mentira neste país”.

“Quatro anos depois, estou aqui, votando, com reconhecimento da minha total liberdade, e com a possibilidade de voltar a ser presidente da República deste país para tentar fazer o país voltar à normalidade”, completou o candidato do PT.

Também estavam com ele o candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB); a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad; e Márcio França (PSB), candidato ao Senado pelo estado.

Bolsonaro

Acompanhado de seguranças, Bolsonaro disse após votar no Rio que “eleições limpas têm que ser respeitadas”.  O presidente também afirmou que o que vale é o “Datapovo”, em referência ao Datafolha, um dos principais institutos de pesquisa do país.

Na pesquisa Datafolha divulgada ontem (2), Lula aparece com 48% das intenções de voto (50% dos votos válidos), seguido por Bolsonaro, com 34% (36% dos votos válidos). Na sequência, Simone Tebet tem 6% (6% dos votos válidos); e Ciro Gomes fica com 5% (5% dos votos válidos).

Ciro Gomes

Ciro Gomes, candidato à Presidência da República pelo PDT, vota em Fortaleza (CE) - Foto: Keiny Andrade/Divulgação
Ciro Gomes, candidato à Presidência da República pelo PDT, vota em Fortaleza (CE) – Foto: Keiny Andrade/Divulgação

Em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, Ciro Gomes foi votar acompanhado de familiares e aliados políticos como Roberto Cláudio, candidato a governador do Ceará, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

A jornalistas, Ciro disse que pretende “parar por aqui” depois dessas eleições. “Eu pretendo parar por aqui, por uma circunstância: se eu ganhar, eu troco minha reeleição pela eleição da forma que o país precisa ter, que foi jogada na lata do lixo em troca de um projeto de poder para o país. E se eu não vencer, eu quero ajudar a juventude a pensar coisas sem a suspeição de uma candidatura”, disse.

Simone Tebet

A senadora Simone Tebet foi votar acompanhada da mãe e da equipe de campanha. Em seguida, a jornalistas, ela falou em defesa da democracia.

“Hoje a democracia se fortalece, é o povo na rua, legitimamente escolhendo aquele e aquela, que tem que ser os seus candidatos que vão representá-lo, não só como candidatos e futuros presidentes da república, mas também senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores”, afirmou.

Felipe d’Ávila

O candidato do Novo à presidência da República votou na capital paulista e, a jornalistas, disse que, se não for ao segundo turno, não deve apoiar nenhum dos dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas até então (Lula e Bolsonaro).

“Como já venho dizendo, eu não vou apoiar nenhum dos dois populistas. Toda a [nossa] campanha é para dar uma alternativa ao brasileiro que não seja populista. O populismo vai continuar, infelizmente, erodindo a democracia e a liberdade brasileira”, disse.

Soraya Thronicke

A candidata do União Brasil à Presidência da República foi votar acompanhada do marido e de assessores. A jornalistas, a senadora afirmou estar feliz por estar em Campo Grande e voltou a defender a democracia e o respeito entre quem pensa diferente.

“Eu andei pelo Brasil inteiro nessa campanha, comecei a minha campanha aqui e hoje aqui de novo, em Campo Grande, para votar, para exercer o meu papel, antes de candidata, antes de senadora, meu papel de cidadã. Estou muito feliz, hoje é a festa da democracia, porque eu ainda acredito que nós vivemos em uma democracia e que saibamos discutir política com urbanidade, com respeito, porque quem não tem argumentos, grita. Quem não sabe o que quer, grita. Nós não precisamos gritar e desrespeitar os outros para tratar de política”, afirmou.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.