Ipec: Lula tem 51% dos votos válidos e Bolsonaro vai de 34% para 37%

Instituto diz que não há como afirmar se haverá ou não um segundo turno

Equipe InfoMoney

Publicidade

Na última pesquisa Ipec antes do primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 14 pontos percentuais a frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) no critério de votos válidos. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e divulgado neste sábado (1).

Realizada entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, a pesquisa mostra Lula com 51% dos votos válidos (que exclui votos brancos, nulos e os eleitores indecisos), valor que representa uma oscilação negativa de 1 p.p. em relação ao último levantamento, divulgado no dia 26.

Leia também:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já Bolsonaro registra 37% das intenções de voto, uma alta de 3 p.p. sobre os 34% que tinha no último levantamento. A margem máxima de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Tal quadro, caso mantido em 2 de outubro, indica possibilidade de vitória de Lula em primeiro turno. Mesmo assim, o Ipec reiterou que não há como afirmar se haverá ou não o segundo turno. Pela regra, não há necessidade de segundo turno quando um dos candidatos obtém 50% mais um voto considerando apenas os votos válidos.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), por sua vez, tem 5% das intenções de voto − oscilação negativa em 1 p.p. em relação à semana passada. Ele está em condição de empate técnico com a senadora Simone Tebet (MDB), que manteve os 5% no período.

Continua depois da publicidade

A também senadora Soraya Thronicke (União Brasil), além de Felipe d’Avila (Novo), mantiveram o apoio de 1% do eleitorado, indicado pela última pesquisa. Já os candidatos Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) não chegam a 1% cada.

Nos votos totais, que consideram os brancos e nulos, Lula oscilou positivamente de 47% para 48%, enquanto Bolsonaro saiu de 34% para 31%. Ciro Gomes e Simone Tebet aparecem ambos com 5% das intenções, enquanto Soraya Thronicke e Felipe d’Avila têm 1% cada.

O percentual de eleitores que disseram votar branco ou nulo se manteve igual ao último levantamento, em 4%, enquanto os que não sabem ou não responderam passou de 4% para 3%.

Continua depois da publicidade

2º turno e rejeição

Em uma simulação de eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o Ipec mostra o petista com 52% dos votos (contra 54% na pesquisa anterior), enquanto o atual presidente foi de 35% para 37%.

Já sobre a rejeição dos candidatos, Lula aparece com 38% de pessoas dizendo que não votariam nele, enquanto Bolsonaro tem 46%. Já Ciro Gomes (PDT) tem 14% de rejeição, seguido pelo Padre Kelmon (PTB), com 13%.

Na sequência aparecem: Simone Tebet (7%), Soraya Thronicke (7%), Felipe D’Avila (4%), Léo Péricles (4%), Sofia Manzano (4%), Constituinte Eymael (3%) e Vera (3%).

Publicidade

O instituto ouviu 3.008 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro. A margem máxima de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00999/2022.

Saiba mais