Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos e Bolsonaro 36%

Ciro Gomes (PDT) aparece com 5%, pela primeira vez atrás de Simone Tebet (MDB), que surge com 6% na contagem sem brancos, nulos e indecisos

Equipe InfoMoney

Publicidade

Na véspera das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha divulgada neste sábado (1º), a última desse instituto  antes do primeiro turno.

No levantamento, Lula aparece com 50% das intenções de voto válidas (ou seja, excluindo votos brancos, nulos e os eleitores indecisos). O Datafolha passou a divulgar o resultado de suas pesquisas em votos válidos levando em conta que este é o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para totalizar os votos no domingo (2).

Realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o levantamento já capta a percepção do eleitorado após o último debate dos presidenciáveis, transmitido na quinta-feira (29) pela TV Globo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com margem máxima de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, a pesquisa Datafolha aponta que Lula pode ter entre 52% e 48% dos votos válidos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, registra 36% das intenções de voto válidas. Considerando a margem de erro, ele poderia ter entre 38% e 34%.

Lula e Bolsonaro têm os mesmos números da última pesquisa do instituto, divulgada há dois dias. O levantamento segue apontando chance eleição do petista já no primeiro turno. Para se eleger sem um segundo turno, o candidato precisa somar, no mínimo, 50% dos votos mais um voto.

Continua depois da publicidade

Leia também: Datafolha realiza pesquisas eleitorais presenciais em pontos de fluxo: entenda a metodologia adotada

Ainda considerando os votos válidos, Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro lugar, com 6%, ante 5%.

Na sequência, Ciro Gomes (PDT) oscila para baixo em relação à quinta-feira e tem 5%, pela primeira vez aparecendo na quarta colocação – embora, considerando a margem de erro, siga em empate técnico com Tebet.

Continua depois da publicidade

Soraya Thronicke (União Brasil) manteve 1% da intenção de voto. Demais candidatos não pontuaram.

Intenções de voto totais

Em votos totais, Lula mantém 48% e Bolsonaro segue com 34% do levantamento anterior. Tebet vai de 5% a 6% e Ciro de 6% para 5%. Thronicke e Felipe d’Avila (Novo) têm 1% e demais não pontuaram. Brancos, nulos nenhum somam os mesmos 3% de antes, e 2% continuam dizendo não saber em quem votar.

O levantamento do Datafolha ouviu 12,8 mil pessoas ontem e hoje em 310 municípios de todas as regiões do país, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00245/2022.

Publicidade

Segundo turno e rejeição

Em simulação de segundo turno, a última pesquisa do Datafolha antes das eleições mostra estabilidade de Lula e oscilação negativa de Bolsonaro em um ponto percentual.

Lula mantém os 54% do levantamento anterior, enquanto Bolsonaro vai de 39% a 38%.

Na avaliação de rejeição, que indica o percentual de eleitores que não votariam de jeito nenhum em determinado candidato, o presidente Bolsonaro segue com o maior número entre os avaliados, os mesmos 52% de dois dias atrás. Já Lula oscila de 39% a 40%

Continua depois da publicidade

Ciro tem 22% ante 24%, e Tebet registra 14%, ante 15% no levantamento anterior.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.