O que devo levar para votar e o que é proibido/permitido na seção eleitoral?

É obrigatório ter documento oficial com foto; uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com símbolos ou números de candidatos é permitido

Equipe InfoMoney

No momento da votação, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade (RG), passaporte, carteira profissional, certificado de reservista, carteira de trabalho (CTPS) ou carteira nacional de habilitação (CNH).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Você também deve levar o título de eleitor. É possível votar apenas com o e-Título, a versão digital do título de eleitor, mas só para aqueles que já fizeram o cadastro da biometria. Quem não tiver feito a biometria ainda, deverá apresentar algum dos documentos com foto citados anteriormente.

Certidões de nascimento ou de casamento não valem como documento oficial, e não serão aceitas pelo mesário no dia da votação.

Leia também:

O que não é permitido no dia da votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu o uso de celulares, máquina fotográfica, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer outro tipo de instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, mesmo desligados.

Esses objetos devem ser entregues aos mesários enquanto você estiver votando. Quem se recusar poderá ser impedido de votar.

Mas, para facilitar a vida do eleitor, que não vai poder olhar no celular os números de seus candidatos na hora de registrar o voto, o TSE criou a cola eleitoral virtual.

Nela, você pode anotar no próprio site do TSE os números dos candidatos que irá votar, na ordem exata em que vão aparecer na urna eletrônica, imprimir e levar para a cabine de votação.

Posso usar camisa do candidato para votar?

De acordo com a lei eleitoral, o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa durante o registro de seu voto.

É permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com os símbolos ou números de candidatos. Mas fique atento: é proibido distribuir os chamados “santinhos” (propagandas de candidatos) na seção eleitoral.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.