Segredos

8 coisas que seu vizinho milionário não conta

Saindo do estereótipo de milionário ostentação, americano dá dicas de ricos discretos

SÃO PAULO – Você conhece seu vizinho? Já pensou que ele pode ser um milionário e estar escondendo o jogo? Len Penzo, autor do blog Len Penzo dot Com, lembra que aquele vizinho que às vezes lhe pede uma xícara de açúcar no final de tarde pode estar com o bolso cheio de dinheiro.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

Isso porque muitos milionários preferem um estilo de vida tranquilo e são muito discretos em relação às suas posses. Se seu vizinho tem muito dinheiro, aqui estão algumas dicas que talvez ele nunca lhe conte:

PUBLICIDADE

1. Ele sempre gasta menos do que ganha. Na verdade, seu mantra a longo prazo é: melhor se esforçar para ser anonimamente rico em vez de enganosamente pobre.

2. Ele sabe que a paciência é uma virtude. Você não vai se tornar um milionário do dia para a noite. Se você for como ele, sua riqueza será acumulada gradualmente por meio de dinheiro guardado e investido ao longo de várias décadas.

3. Ele paga seus cartões de crédito integralmente todo mês. E é inteligente o suficiente para entender que, se ele não pode se dar ao luxo de pagar em dinheiro por alguma coisa, é porque ele não pode arcar com essa despesa.  

4. Ele nunca se esquece de que a liberdade financeira é um estado de espírito que vem ao se ver livre de dívida.

5. Ele entende que o dinheiro é como uma criança, ou seja, incapaz de administrar a si mesmo. Afinal, você não pode esperar que o seu dinheiro cresça e amadureça como deveria sem nenhuma forma de gestão de investimentos.

6. Ele sabe que a falta de um plano é o mesmo que planejamento falho. Ele também sabe que os poucos milionários que atingiram esse marco sem um plano chegaram lá apenas por pura sorte. Ter um planejamento financeiro, alocar o dinheiro no lugar certo vale muito mais a pena do que simplesmente declarar e sonhar com a independência financeira.

PUBLICIDADE

7. Quando chegou a hora de definir suas metas de investimento e poupança, ele não teve medo de pensar grande. O sucesso financeiro exige que você tenha uma visão que é significativamente maior do que você pode atualmente ser.

8. Ele entende que o tempo é um aliado. Ele teve a sorte de começar a guardar e investir quando ainda tinha vinte e poucos anos, tirando o máximo proveito dos juros compostos e oscilações financeiras ao longo dos anos. 

 

Leia também:

Saiba quanto diversos bancos pagam a quem investe em CDB, LCI e LCA

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

PUBLICIDADE

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra