Imóvel é sempre bom negócio? Faça o teste e veja que alugar pode ser melhor

Quem faz os cálculos conclui que comprar um imóvel com os preços atuais só vale a pena em casos muitos específicos

João Sandrini

Publicidade

(SÃO PAULO) – Muitos brasileiros acreditam que imóveis são sempre um bom negócio e geralmente argumentam que os preços sempre sobem para justificar essa opinião.

Isso até pode ter sido verdade na década passada, mas o Brasil mudou muito nos últimos anos – e para pior. Até que a economia volte a reagir, o mais provável é que os imóveis continuem subir menos que a inflação.

Por isso, é preciso fazer as contas para avaliar bem se vale ou não a pena comprar um imóvel. Para facilitar sua vida, eu e o José Raymundo de Faria Jr., colega CFP (certified financial planner) e diretor da Wagner Investimentos, desenvolvemos uma planilha para que mesmo alguém que nunca tenha estudado finanças possa chegar à conclusão correta – para baixá-la, clique aqui.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O funcionamento da planilha é bem simples. Na primeira parte, você vai dizer como planeja pagar o imóvel – capital próprio, financiamento bancário ou FGTS – que a planilha vai calcular o custo médio da aquisição. Em seguida, você vai dizer se a compra do imóvel é para uso próprio ou para alugá-lo a terceiros que a planilha vai mostrar o retorno total que você terá com a residência.

O passo seguinte será comparar o custo da compra de um imóvel com seu retorno financeiro. Se o custo for maior ou igual, o negócio não é bom, em minha opinião. Mas existem exceções, como:

1) Você vai entrar no programa Minha Casa Minha Vida e terá subsídios para a compra;
2) Você vai pagar a maior parte do imóvel com FGTS;
3) Você investe em aplicações financeiras muito ruins, que rendem menos que um imóvel;
4) Você achou um imóvel tão barato que é impossível perder dinheiro com ele;
5) Comprando o imóvel, você vai morar tão perto do trabalho que poderá vender o carro; e
6) Os imóveis na sua cidade devem subir muito porque lá será instalada uma fábrica enorme de uma montadora, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Ressalvadas essas exceções, a regra geral é que vale a pena você deixar seu dinheiro investido em boas aplicações de renda fixa neste momento porque os imóveis devem ter um aumento médio inferior à inflação e, daqui a algum tempo, você poderá comprar uma casa ou um apartamento fazendo bem menos esforço.

A lógica é que os juros que você recebe com suas aplicações mais os juros que deixa de pagar ao banco se fizesse uma compra financiada são superiores ao aluguel mais a valorização do imóvel. Duvida? Então baixe a planilha e comprove.

Invista com a ajuda da melhor assessoria do Brasil: abra uma conta gratuita na XP!