Tebet “cumpriu papel importante”, diz Helder Barbalho em ato de apoio a Lula

Governador reeleito do Pará participou de reunião do candidato do PT com governadores das regiões Norte e Nordeste

Fábio Matos

O governador do Pará, Helder Barbalho (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), confirmou nesta quarta-feira (5) que apoiará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições nacionais contra Jair Bolsonaro (PL). Mais cedo, o próprio Lula havia anunciado que recebera o apoio de Helder.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Lula teve um encontro com governadores das regiões Norte e Nordeste na cidade de São Paulo. Além de Helder, participaram outros sete governadores: Rui Costa (PT-BA), Carlos Brandão (PSB-MA), Clécio Luís (Solidariedade-AP), Paulo Câmara (PSB-PE), Paulo Dantas (MDB-AL), João Azevedo (PSB-PB) e Regina Sousa (PT-PI). A governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), foi convidada, mas não compareceu.

O governador do Pará, reeleito com mais de 70% dos votos válidos (3,1 milhões), fez uma deferência à candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, que declarou apoio a Lula.

“Simone cumpriu um papel absolutamente importante no primeiro turno, elevando e qualificando o debate, representando de maneira honrosa a história do MDB”, disse Helder. “Fico feliz de vê-la dialogando com o senhor [Lula] e com Alckmin e ver incorporadas ao plano de governo teses e programas estratégicos.”

Helder citou nomes históricos do MDB, como Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela, para destacar o compromisso da legenda com a democracia.

“São valores determinantes para o nosso MDB, que tem na figura de Ulysses e Teotônio líderes que fizeram da defesa da democracia uma causa que nos une”, afirmou Helder.

O governador paraense é filho do senador Jader Barbalho, outro aliado de Lula, que também esteve presente na reunião.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.