Simone Tebet oficializa apoio a Lula no 2º turno: ‘O que está em jogo é muito maior do que cada um de nós’

Senadora, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 4,9 milhões de votos válidos, pediu desculpas a quem a 'implorou' por neutralidade

Anderson Figo

Simone Tebet (MDB) - Foto: Divulgação

A senadora Simone Tebet (MDB) anunciou nesta quarta-feira (5) seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa de segundo turno das Eleições 2022 contra o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O posicionamento de Tebet já era esperado, desde seu discurso em que reconheceu os resultados das urnas e disse que não ficaria neutra, e que defenderia a democracia.

A senadora encerrou o primeiro turno em terceiro lugar na corrida pelo Planalto, com 4,9 milhões de votos válidos, ou 4,16% do total. Ela ficou à frente de Ciro Gomes (PDT), que terminou o pleito com 3,04% dos votos válidos e também declarou apoio a Lula em 30 de outubro, acompanhando a decisão de seu partido.

Leia mais: Quais partidos vão apoiar Lula e quais escolheram Bolsonaro para o segundo turno

Ao declarar seu apoio a Lula, Simone leu um manifesto, no qual reiterou as críticas que fez durante sua campanha aos dois candidatos que disputam o segundo turno, mas disse que “o que está em jogo é muito maior do que cada um de nós”.

“Aprendi, ao longo de minha vida política, que não se luta apenas para vencer, mas para defender projetos, disseminar ideias, iluminar caminhos, plantar boas sementes para uma colheita coletiva. O eleitor optou por dois turnos. Em face de tudo o que testemunhamos no Brasil dos últimos tempos e do clima de polarização e de conflito que marcou o primeiro turno, não estou autorizada a abandonar as ruas e praças, enquanto a decisão soberana do eleitor não se concretizar”, disse Tebet.

“Critiquei os dois candidatos que disputarão o segundo turno e continuo a reiterar as minhas críticas. Mas, pelo meu amor ao Brasil, à democracia e à Constituição, pela coragem que nunca me abandonou, peço desculpas aos amigos e companheiros que imploraram pela neutralidade neste segundo turno, preocupados que estão com a eventual perda de algum capital político, para dizer que o que está em jogo é muito maior do que cada um de nós”, completou.

Simone disse que o momento “não cabe a omissão da neutralidade” porque há um Brasil que precisa ser reconstruído. Ela também criticou Bolsonaro dizendo que nos últimos quatro anos o país foi abandonado na fogueira do ódio, citando o atraso na compra de vacinas, dizendo que as armas ocuparam o lugar dos livros e que “a mentira feriu a verdade”. Ela também falou que o Orçamento passou a ser secreto.

“Por tudo isso, ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos últimos dias de campanha, quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, o que é legítimo, mas sem apresentar suas propostas para os reais problemas do Brasil, depositarei nele o meu voto, porque reconheço seu compromisso com a Democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente”, afirmou a senadora.

Simone havia dado 48 horas para que seu partido, o MDB, e as demais siglas de sua coligação (Cidadania e PSDB) tomassem uma decisão sobre como se posicionariam no segundo turno, se apoiariam algum dos dois candidatos na disputa ou não, porque ela sim tinha um posicionamento.

O Cidadania anunciou ontem que apoiaria o ex-presidente Lula. Já o MDB decidiu liberar seus filiados para votarem em quem eles acharem melhor, assim como fez o PSDB. Nomes fortes do tucanato, como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e os ex-senadores e ex-ministros José Serra e Aloysio Nunes Ferreira, já anunciaram apoio a Lula.

Leia abaixo, na íntegra, o manifesto de Simone Tebet ao declarar seu apoio ao PT no segundo turno das Eleições 2022: 

MANIFESTO AO POVO BRASILEIRO

Apresentei minha candidatura à Presidência da República diante de um país dividido pelo discurso do ódio, da polarização ideológica e de uma disputa pelo poder que não apresentava soluções concretas para os problemas reais do povo brasileiro. Minha intenção foi construir uma alternativa a essa situação de confronto, que não reflete a alma e o caráter da nossa gente.

As urnas falaram. O povo brasileiro fez sua voz ser ouvida. Cumpriu-se o rito da Constituição, que hoje completa 34 anos. Venceu a democracia. Tive 4.915.423 votos, pelo que agradeço, do mais fundo do coração, por cada um deles.
Aprendi, ao longo de minha vida política, que não se luta apenas para vencer, mas para defender projetos, disseminar ideias, iluminar caminhos, plantar boas sementes para uma colheita coletiva.

O eleitor optou por dois turnos.

Em face de tudo o que testemunhamos no Brasil dos últimos tempos e do clima de polarização e de conflito que marcou o primeiro turno, não estou autorizada a abandonar as ruas e praças, enquanto a decisão soberana do eleitor não se concretizar.

A verdade sempre me foi companheira, não será agora que irei abandoná-la. Critiquei os dois candidatos que disputarão o segundo turno e continuo a reiterar as minhas críticas. Mas, pelo meu amor ao Brasil, à democracia e à Constituição, pela coragem que nunca me abandonou, peço desculpas aos amigos e companheiros que imploraram pela neutralidade neste segundo turno, preocupados que estão com a eventual perda de algum capital político, para dizer que o que está em jogo é muito maior do que cada um de nós. Votarei com minha razão de democrata e com minha consciência de brasileira. E a minha consciência me diz que, neste momento tão grave da nossa história, omitir-me seria trair minha trajetória de vida pública, desde quando, aos 14 anos, pedi autorização à minha mãe para ir às ruas lutar pelas Diretas Já. Seria desonrar a história de vida pública de meu pai e de homens históricos do meu partido e da minha coligação. Não anularei meu voto, não votarei em branco. Não cabe a omissão da neutralidade.

Há um Brasil a ser, imediatamente, reconstruído. Há um povo a ser, novamente, reunido. Reunido na diversidade, antes (e sempre) a nossa maior riqueza, agora esmigalhada por todos os tipos de discriminação.

Neste ponto, um desabafo: de que vale irmos às nossas igrejas, proclamar a nossa fé, se não somos capazes de pregar o evangelho e respeitar o nosso próximo nos nossos lares, no nosso trabalho, nas ruas de nossa pátria?

Nos últimos quatro anos, o Brasil foi abandonado na fogueira do ódio e das desavenças. A negação atrasou a vacina. A arma ocupou o lugar do livro. A iniquidade fez curvar a esperança. A mentira feriu a verdade. O ouvido conciliador deu lugar à voz esbravejada. O conceito de humanidade foi substituído pelo de desamor. O Brasil voltou ao mapa da fome. O orçamento, antes público, necessário para servir ao povo, tornou-se secreto e privado.

Por tudo isso, ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos últimos dias de campanha, quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, o que é legítimo, mas sem apresentar suas propostas para os reais problemas do Brasil, depositarei nele o meu voto, porque reconheço seu compromisso com a Democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente.

Meu apoio não é por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos, inclusivo, generoso, sem fome e sem miséria, com educação e saúde de qualidade, com desenvolvimento sustentável. Um Brasil com reformas estruturantes, que respeite a livre inciativa, o agronegócio e o meio ambiente, com comida mais barata, emprego e renda.

Meu apoio é por projetos que defendo e ideias que espero ver acolhidas. Dentre tantas que julgo importantes, destaco cinco, tendo sempre a responsabilidade fiscal (âncora fiscal) como meio para alcançar o social:

Até o dia 30 de outubro, estarei nas ruas, vigilante; meu grito será pela defesa da democracia e por justiça social; minhas preces, por uma campanha de paz.

Com os meus mais sinceros agradecimentos ao povo brasileiro,

Simone Tebet

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.