Eleições 2022

Lula anuncia apoio de Helder Barbalho, governador reeleito do Pará

Mensagem foi publicada nas redes sociais; Helder teve 70% dos votos válidos no primeiro turno

Por  Fábio Matos -

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (5), ter recebido o apoio do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), para o segundo turno das eleições contra Jair Bolsonaro (PL).

Em sua conta no Twitter, Lula publicou uma foto ao lado de Helder e relatou ter se reunido com o governador nesta manhã. “Agradeço seu apoio neste segundo turno. Vamos juntos pelo bem do Pará e do Brasil”, escreveu o petista.

Leia mais: Quais partidos vão apoiar Lula e quais escolheram Bolsonaro para o segundo turno

Até o início da tarde desta quarta, Helder Barbalho não havia se manifestado oficialmente. Seu partido, o MDB, decidiu ficar neutro no segundo turno e liberou os diretórios estaduais a apoiarem Lula ou Bolsonaro.

No primeiro turno, Helder foi reeleito com mais de 70% dos votos válidos (3,1 milhões). Proporcionalmente, ele foi o candidato a governador mais votado do país. No Pará, Lula ficou com 52% dos votos válidos (2.443.730 votos) no primeiro turno, contra 40,27% de Bolsonaro (1.884.673 votos).

Helder Barbalho é filho do ex-governador do Pará e senador Jader Barbalho, hoje com 77 anos. A família é muito ligada a Lula e apoiou os dois mandatos do petista no Palácio do Planalto, entre 2003 e 2010. Helder integra a ala do MDB mais próxima ao ex-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Compartilhe