Investimento no exterior

Veja 5 passos para comprar um imóvel para investir nos EUA

Os EUA são um destino cada vez mais procurado por investidores brasileiros

Vista de Nova York
Vista de Nova York

SÃO PAULO – Os EUA, definitivamente, voltaram a ser a bola da vez para os brasileiros com mais renda. É cada vez mais comum ouvir o relato de pessoas que começaram a investir no país, ou ainda se mudar de vez para lá. No entanto, podem acontecer muitos problemas na hora de comprar um imóvel na terra do Tio Sam. A corretora Authentic Real Estate aponta cinco passos para compar um imóvel nos EUA.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

1 – Quanto gastar?
Primeiro é preciso definir quanto gastar. A corretora afirma que, a partir de US$ 260 mil, é possível adquirir uma casa dentro de condomínio fechado na Flórida com três quartos, piscina e churrasqueira. No entanto, além do preço, é preciso pagar também a documentação da aquisição. “Vale separar cerca de 3% do valor do imóvel para resolver trâmites burocráticos”, assegura Tiago Ferreira, fundador da Authentic Real Estate.

PUBLICIDADE

2 – Para que comprar?
Você vai alugar ou morar na casa? Para quem pretende passar apenas algum período do ano, vale a pena pensa na locação por temporada. Essa alternativa pode garantir renda para cobrir as despesas de manutenção do imóvel e ainda garantir um lucro anual estimado em 7% a 12% do valor da propriedade, de acordo com Thiago.

3 – Como comprar?
Para comprar é necessário usar o nome de uma pessoa física ou jurídica? De acordo com a corretora, a primeira modalidade é menos burocrática, mas tem desvantagens, como o Imposto de Sucessão, que é uma taxa cobrada que pode chegar a 40% do valor do bem. Já a aquisição por uma pessoa jurídica traz menos impostos, mas não é a mais indicada para quem queira financiar o imóvel.

4 – Como é o processo?
O processo de compra de um imóvel nos EUA é diferente do Brasil. Enquanto aqui é necessário entrar em contato com várias imobiliárias para encontrar a melhor oportunidade, lá cada corretor tem acesso a todas as propriedades no estado em que é licenciado. Isso faz com que o investidor possa trabalhar com apenas um corretor.

5 – Como fazer o pagamento?
A imobiliária destaca os juros baixos para financiamento nos EUA. “Enquanto a taxa no Brasil chega a quase 10% ao ano, nos Estados Unidos os juros anuais giram em torno de 3,5%. O comprador paga a entrada e tem até 30 anos para quitar o restante”, aponta a Authentic Real Estate.

 

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE