Entenda por que o Tesouro Direto é suspenso em alguns momentos do dia

Segundo o Tesouro, as suspensões das operações têm como objetivo garantir que as transações sejam sempre realizadas a taxas justas

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – É bastante comum que o investidor do Tesouro Direto (TD) se depare com o aviso de suspensão das operações. Na linha de melhorar sua comunicação com o pequeno investidor e atrair cada vez mais interessados ao programa, a equipe técnica do Tesouro Direto colocou um comunicado no site explicando os motivos que ocasionam a suspensão das operações.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Segundo o Tesouro, as suspensões das operações têm como objetivo garantir que as transações sejam sempre realizadas a taxas justas, alinhadas às taxas praticadas no mercado secundário. “Quando se verifica forte volatilidade no mercado, com aumentos ou quedas bruscas nos preços dos títulos públicos, o Tesouro Direto suspende temporariamente as vendas e compras para evitar que o investidor venha a fechar uma transação a um preço que pode ficar rapidamente defasado. Uma vez restabelecida a normalidade, o TD retoma as operações com preços alinhados aos preços do mercado”, explica o Tesouro.

Como exemplo, a equipe do TD cita a possibilidade de acontecer algum fato que faça com que os preços dos títulos praticados no mercado secundário caiam bruscamente. “Se o TD não suspendesse as suas operações, os seus investidores poderiam comprar títulos públicos nesse momento a preços mais altos que os preços de mercado, causando prejuízo a eles”, destacam.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao mesmo tempo, também poderia acontecer algum outro evento que eleve os preços dos ativos bruscamente. “Nesse caso, as compras realizadas pelos investidores a preços defasados, ou seja, aquém dos preços de mercado, representariam uma perda para o Tesouro”, dizem. “Assim, essas indisponibilidades temporárias são um mecanismo de proteção ao investidor e ao próprio programa, garantindo um funcionamento saudável e sustentável do TD”.

A equipe lembra que os títulos públicos são negociados por grandes investidores (bancos, fundos, corretoras, etc) e as transações com títulos públicos ocorrem ininterruptamente das 9h às 18h. “Essas negociações fazem com que os preços e, consequentemente, as taxas dos títulos sofram alterações ao longo do dia. Por sua vez, o Tesouro Direto atualiza as taxas dos títulos oferecidos aos seus investidores normalmente 3 vezes ao dia. Essa frequência de atualização é suficiente para permitir o funcionamento estável do programa a preços condizentes aos preços de mercado, quando esse não apresenta excesso de volatilidade”.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip