4 mitos que você ouve ao tentar investir no banco e não deve cair de jeito nenhum

Acreditar que títulos de capitalização são uma boa ideia é um desses mitos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Você ganhou um dinheiro extra no fim do ano. Ao invés de gastar tudo, decide poupar uma parte para seu futuro, pensando em manter uma segurança maior para a aposentadoria, ou em comprar um imóvel, por exemplo. O investidor vai ao banco e ao chegar lá, conversa com o seu gerente, que acredita que terá os melhores conselhos para ele. No entanto, nem sempre isso é um fato. “Muitas vezes o gerente tem conflitos de interesse que podem bater de frente com o que o investidor precisa”, relata Sean Butler, assessor de investimentos da Golf Invest. O InfoMoney levantou quais são os mitos mais comuns que o investidor costuma ouvir no banco e como não cair neles.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

1 – O banco de varejo é a opção mais segura de investimento

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Muitos bancos se utilizam de sua imagem forte perante o grande público para dizer que seus títulos são mais seguros para o investidor. Contudo, isso é um mito. Mauro Silveira, da Messem Investimentos atesta que títulos de renda fixa tanto das grandes instituições financeiras, quanto das menores, como os CDB (Certificados de Depósito Bancário), por exemplo, têm exatamente a mesma garantia, que é a do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para aplicações de até R$ 250 mil.

Alexandre Bueno do Prado, sócio da RJ Investimentos, afirma ainda que, no cenário atual de turbulência macroeconômica, os grandes bancos podem tentar passar a imagem de solidez e segurança para seus clientes superior a de outros emissores de títulos de renda fixa. Vale ressaltar que essa também é a mesma garantia da poupança.

2 – Você vai encontrar as melhores taxas nos grandes bancos

Continua depois da publicidade

Esse é outro problema. Muitas vezes, o gerente do banco dirá que os produtos oferecidos lá contam com excelentes taxas de mercado, o que, não necessariamente, corresponde à realidade. “O investidor vai para o banco e aplica em um título com rentabilidade atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) sem nem saber o que é isso”, diz Sean. Para ele, existe uma dificuldade em explicar como funcionam os investimentos e o investidor não sabe se está realmente aplicando em uma boa taxa ou não.

3 – Capitalização é um bom investimento

“Capitalização não é uma boa alternativa, na maioria das vezes o investidor tem rentabilidade bem inferior a ativos como CDB, LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e caso o investidor necessite do capital antes do prazo de carência pode ter perda de patrimônio”, crava Mauro Silveira.

4 – O gerente do banco é, necessariamente, um especialista em investimento

Muitos gerentes de fato são especialistas, com certificações que mostram que eles entendem o que estão falando quando o assunto investir. Contudo, isso nem sempre é realidade: bancos de varejo contam com diversos outros produtos, como seguros, títulos de capitalização e cartões, entre outros, e, assim, o gerente pode, muitas vezes, não ser o melhor especialista. Além disso, como Sean mencionou, existe o conflito de interesses dentro do banco, eventualmente, o gerente pode oferecer um produto que não é o mais interessante para o investidor, mas sim para a instituição financeira que ele representa.

Se você ainda investe pelo banco, o InfoMoney preparou um curso online gratuito que mostra quais são as melhores opções para o investidor. A série tem três vídeos curtos, mas que serão efetivos e transformadores para você até dobrar a rentabilidade de seus investimentos. Cadastra-se no formulário abaixo e assista!

Leia também:

Você investe pelo banco? Curso gratuito mostra como até dobrar o retorno de suas aplicações

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra