5 formas para aposentados conseguirem mais com seus investimentos

Em cenário de altas taxas, achar o melhor caminho para aplicar garante retornos para aposentados

Lys Silva

Ilustração sobre aposentadoria

Publicidade

SÃO PAULO – Para muitos aposentados, sejam americanos ou brasileiros, uma preocupação é certa: onde colocar o dinheiro quando as taxas de juros ficam muito altas? Para resolver essa questão, Doona Fuscaldo, jornalista financeira do site Investopedia, compilou estratégias que todo aposentado deveria usar em um cenário econômico de altas taxas. Confira 5 abordagens indicadas por ela para poder viver a aposentadoria sem se preocupar.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

1. Mude sua estratégia de investimento 
Nos Estados Unidos, quando as taxas de juros sobem, os rendimentos dos títulos normalmente declinam. Isso não significa necessariamente que os aposentados devam vender todos os seus títulos, mas, eles devem se tornar mais exigentes em termos de onde vão colar o dinheiro.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Para começar, os aposentados devem evitar quaisquer títulos com vencimento em longa duração. A última coisa que alguém na aposentadoria quer ver acontecer é a compra de um título de 30 anos antes de um aumento da taxa. Quando as taxas de juro começam a subir, os aposentados se dão melhor se mantêm seus investimentos com obrigações que têm curto ou médio prazo de vencimento, enquanto permanecem livres de quaisquer ativos cuja duração é maior do que cinco a sete anos”, explica Fuscaldo.

2. Considere a volatilidade do mercado uma oportunidade
Enquanto os títulos de longo prazo podem ser alguns dos maiores inimigos de um aposentado em um ambiente de taxa crescente, os investidores também precisam considerar os efeitos da volatilidade no mercado de ações. Os aposentados devem lutar contra o desejo de vender ações em caso de aumento da volatilidade. “É preciso ter estômago para isso, mas eles devem encarar a situação como uma oportunidade para comprar ações depreciadas e encaixá-las em uma estratégia de investimento global, que transpasse o cenário incerto”, acrescenta.

3. Obtenha um mix de produtos de renda fixa
Gerar caixa ao mesmo tempo que se protege o que já tem acumulado é a meta ideal para os investidores aposentados, assim, é preciso se certificar e ter uma boa mistura de produtos de renda fixa em suas carteiras. “A chave é encontrar oportunidades de rendimento em lugares que são menos sensíveis as taxas de juro. Por exemplo, investir em títulos corporativos ou depósitos bancários com taxas flutuantes que não são muito afetadas quando as taxas sobem”, indica.

Continua depois da publicidade

4. Mantenha a diversificação
Em face de um ambiente de taxa de juros subindo, aposentados devem prezar por uma maior diversificação, tendo consigo uma gama mais ampla de tipos de investimento. “Ser diversificado pode diminuir a volatilidade de sua carteira e gerar melhores retornos, desde que se esteja fazendo investimentos sólidos. Um carteira ideal deve possuir ações, títulos de renda fixa, e, quem sabe, alguma exposição internacional”, orienta.

5. Mantenha o dinheiro em mãos
Quando as taxas de juros estão subindo também é importante que os aposentados tenham algum dinheiro na mão para cobrir eventuais despesas imprevistas. “Ter uma reserva de dinheiro significa não ter que vender um título ou um investimento antes que ele tenha a chance de gerar retorno”, conclui.  

 

Continua depois da publicidade

Leia também

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Publicidade

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Continua depois da publicidade

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra