Já tentou?

Investidor precisa ter paciência; “sempre haverá oportunidades”

Fundador e presidente do Eagle Bay Capital afirma que ter paciência é fundamental para se ter investimentos de sucesso

SÃO PAULO – Salvo exceções, a maioria dos investidores têm liberdade para comprar e vender suas ações quando e como quiserem. Mas também sempre há a possibilidade de não se fazer nada. Segundo J.C. Parets, fundador e presidente do Eagle Bay Capital, uma consultoria estadunidense de investimentos, e dono de um blog de análise do mercado financeiro, ter paciência e saber discernir os momentos que merecem ou não uma mudança na carteira é fundamental para se ter investimentos de sucesso. Confira depoimento escrito pelo analista para o Business Insider:

Você investe bem seu dinheiro? Faça o teste agora

Com qual frequência você vê na TV ou em uma reportagem que o “guru” entrevistado sugere como melhor opção simplesmente “não fazer nada”? Imagino que raramente. O que acontece, na maioria das vezes, é que a sugestão de compra ou venda é a única aceitável, até porque “fazer nada” não é o que o público quer ouvir. É difícil fazer uma manchete com “Analista diz para não mexer em XYZ”; a abordagem não vende.

Há uma pequena diferença entre os que estão a fim de arriscar e ganhar dinheiro no mercado e aqueles que não têm esse interesse e preferem apenas escrever e criticar o assunto. É importante ter em mente que essas são duas vertentes distintas do negócio e possuem objetivos completamente diferentes.

Eu analiso milhares de gráficos por semana, qualquer um que me conhece pode afirmar isso. Tanto no meu blog quanto em minha empresa de pesquisa, só trago para discussão a seleção que acredito que vale a pena ser observada. Mais de 95% dos ativos que observo “não devem ser modificados”, o que inclui ações, commodities, moedas etc. São poucos os momentos em que as alterações são necessárias e não tenho medo de admitir isso.

Eu gosto de lidar com o mercado financeiro utilizando muita paciência. A proeza da espera está no fato de que sempre haverá outra oportunidade. Se perdermos uma ação “que deveríamos ter comprado”, garanto que uma nova chance aparecerá. Talvez não amanhã ou no próximo dia, mas se você fizer a lição de casa e abrir sua mente para diversas oportunidades e classes de ativos, a chance virá, e não somente uma única vez.

Paciência é algo que temos que aprofundar e eu me incluo nisso. As chances virão, eu garanto. Nosso trabalho, portanto, deve ser o de manter capital suficiente reservado para podermos tirar proveito quando as oportunidades surgirem.

 

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE