BB Investimentos mantém Hypermarcas como ‘top pick’ e aumenta preço-alvo

Corretora alterou preço-alvo da ação que apresentou resultados mistos no terceiro trimestre

Lys Silva

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SÃO PAULO – Frente aos resultados apresentados pela Hypermarcas (HYPE3) no terceiro trimestre de 2015, a equipe de analistas da BB Investimentos optou por manter a recomendação das ações da empresa como outperform (performance acima da média do mercado) e aumentar o preço-alvo de R$ 24,30 para R$ 31,00 por ação, o que representa um upside de 44,19% com base no fechamento de 4 de novembro.

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“Ao nosso ver os resultados apresentados no período pela Hypermarcas foi misto. As vendas tiveram um crescimento sólido de dois dígitos (16,2% frente ao mesmo período do ano passado), mas o desempenho da divisão farma foi um pouco decepcionante. Por outro lado, boas notícias vieram a partir da transação com a Coty, que adquiriu os produtos do segmento beleza da Hypermarcas. Com isso, as ações da empresa se mantém entre nossas top picks para 2015”, indicam os analistas.

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A venda da parte de cosméticos para a Coty foi feita por R$ 3,8 bilhões e esse valor será usado especialmente para reduzir o nível de endividamento da empresa. Cerca de 45% do total das receitas vão ser recebidas no quarto trimestre deste ano e os outros 55% até o segundo de 2016.

Segundo os analistas, um dos fatores que contribuiu para os resutados mistos apresentados foi a taxa de câmbio desfavorável e maiores despesas financeiras que acabaram prejudicando a rentabilidade. A margem líquida no terceiro trimestre sofreu uma redução de 4,3 p.p. quando comparado ao terceiro trimestre do ano passado, refletindo as maiores despesas financeiras e o resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 156 milhões, um aumento de 57,5% comparado a 2014, impactado por uma maior taxa de juros e um maior nível de endividamento. A dívida bruta aumentou 15,1% no período, chegando a R$ 5,5 bilhões.

O outro lado da balança apontou para um aumento na receita liquida dadivisão farma, em 7% no trimestre, menos que a média do mercado que foi de 8,9%, com base na mesma comparação da IMS Saúde, o resultado foi impactado por mudanças na política comercial da empresa com seus fornecedores, a fim de aumentar a geração de caixa. Como resultado, a receita liquida acumulada sofreu aumento de 11,1% frente ao mesmo período do ano passado, sendo que 66% foram devido ao aumento de preços e 33%, devido ao aumento de volume.

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Com o crescimento das vendas no setor de consumo, um resultado que reflete a demanda por “escolhas inteligentes” por parte dos consumidores (produtos mais baratos e de qualidade igual ou superior ao de grandes marcas) por conta do cenário macroeconômico do país fez com que a Hypermarcas atingisse 10% de market share, um crescimento de 1,8% frente ao mesmo período de 2014.

Dessa forma, nos nove primeiros meses do ano, a geração de fluxo de caixa livre foi positiva em R$ 45 milhões, impactado pelo capital de trabalho deteriorado, especialmente os estoques, um maior Capex e empréstimos mais baixos.

Já as projeções para 2016, na visão dos analistas, sofrerão impactos graças a venda do segmento de beleza para a Coty. As estimativas são de que a empresa reduza o ritmo de crescimento da linha superior, aumente a rentabilidade, devido as margens brutas mais elevadas dos produtos da linha farma, apresente um menor nível de endividamento e de despesas financeiras, de ágio e créditos tributários e passe a ter uma posição de caixa mais forte.

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“Em nosso ponto de vista, a transação é positiva já que segue a estratégia da Hypermarcas de otimização em seu portfólio de marca. A partir de agora, a empresa pode se concentrar mais em suas marcas farmacêuticas, um segmento que é menos competitivo, mais resistente e rentável do que o segmento de beleza que não possui barreiras de entrada como o segmento farmacêutico tem”, concluemos analistas.

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