Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

5 dicas para um trader iniciante na Bolsa

Conhecer a si mesmo e educar-se são algumas recomendações de especialista

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Alan Farley, trader americano e estudioso da profissão, destaca em seu artigo publicado no site Investopedia que milhões de principiantes se arriscam no mercado financeiro a cada ano. Mas poucos, de fato conseguem ganhar dinheiro. Segundo ele, a maioria daqueles que falham têm uma coisa em comum: eles não conseguem dominar as habilidades básicas necessárias para se dar bem neste complicado mercado.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

Farley lista 5 importantes dicas para quem pretende entrar de cabeça no mercado financeiro:

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1 – Conheça a si mesmo
Comece com um autoexame, concentrando mais sobre a relação pessoal que tem com o dinheiro. “Você vê a vida como uma luta, como um esforço árduo que precisa ser realizado para ganhar cada centavo? Você acredita que o magnetismo pessoal irá atrair riqueza para você da mesma forma que o magnetismo ajuda em outras áreas da vida? Mais preocupante, você perdeu dinheiro através de outras atividades e espera que o mercado financeiro trate-o com mais gentileza?”, indaga Alan

Avalie as suas respostas e tenha em mente que o trabalho duro e o carisma ajudam a atingir o sucesso financeiro, mas perdedores em outras áreas da vida podem “alastrar” as perdas para os investimentos. “Não se desespere se isso acontece com você. Em vez disso, tome a rota da autoajuda e aprenda sobre a relação entre dinheiro e autoestima”, indica Farley.

2 – Eduque-se
Leia livros sobre o mercado, assista tutoriais em sites, mas não se concentre em um único aspecto relacionado ao mercado. “Em vez disso, estude tudo relacionado ao mundo financeiro, incluindo ideias e conceitos que você não imagina serem tão relevantes neste momento. O trading, muitas vezes, lança você em uma viagem que acaba em um destino não previsto na linha de partida. Seu amplo e detalhado conhecimento de mercado virá a calhar uma ou outra vez, mesmo que você ache que sabe exatamente para onde está indo agora”, atesta Farley

3 – Aprenda a analisar
Se você quer ganhar dinheiro com operações de curto prazo a dica é estudar os fundamentos da análise técnica e olhar para gráficos de preços, milhares deles, em todos os prazos. 

4 – Aprenda a prever
A experiência adquirida com gráficos e análise técnica irão encaminhar o investidor ao “reino mágico de previsão de preço”. Os mercados financeiros criam tendências e faixas de negociação com propriedades que geram movimentos de preços independentes em diferentes intervalos de tempo: no curto, médio e longo prazo. “Isto significa que um papel pode esculpir uma tendência de alta de longo prazo, tendência de baixa intermediária e uma faixa de negociação de curto prazo, tudo ao mesmo tempo”, explica Farley. 

5 – Um passo de cada vez
Um bom jeito de começar a colocar a mão da massa é negociar ações por meio de simuladores para treinar as habilidades de negociação, acompanhar em tempo real o mercado e não ter dinheiro real envolvido. Alan indica que o novato deve fazer muitos trades, usar diferentes períodos e estratégias de retenção, e, em seguida, analisar os resultados e falhas cometidas, antes de se jogar no mundo real de negociações na bolsa.  

“Os traders precisam coexistir pacificamente com as emoções de ganância e medo. Negociar por simulador não envolve essas emoções, que só podem ser experimentas pelo lucro e perda real. Na verdade, não saber equilibrar essas duas forças é um dos principais motivos pelos quais traders desistem em seu primeiro ano de negociações. Indo aos poucos, dando um passo de cada vez, será possível reconhecer esses desafios e superá-los”, conclui.

Leia também:

Você investe pelo banco? Curso gratuito mostra como até dobrar o retorno de suas aplicações

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra